Nacional Titulo
Médicos advertem sobre risco de bronzeamento artificial
Do Diário do Grande ABC
23/11/1999 | 16:25
Compartilhar notícia


A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vai propor ao Ministério da Saúde uma lei que obrigue as clínicas de bronzeamento artificial a advertir os clientes de que a exposiçao aos raios ultra-violeta podem provocar câncer. "Seria algo como as inscriçoes nas carteiras de cigarro e nas propagandas", afirmou coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele, Marcus Malta, após o lançamento da campanha nacional no Rio.

O bronzeamento artificial é considerado pelos dermatologistas tao nocivo quanto a exposiçao prolongada ao sol. "O mais grave é que as pessoas que freqüentam essas cabines sao as que nao conseguem se bronzear na praia ou na piscina", alerta Malta. "Elas têm a pele clara e por isso sao mais propensas ao câncer de pele".

A SBD estima que todos os anos 100 mil brasileiros desenvolvam algum tipo de câncer de pele. Para conter o crescimento da doença, os dermatologistas vao fazer uma campanha nacional de esclarecimento e prevençao. Equipes de dermatologistas dos hospitais universitários vao examinar e orientar a populaçao gratuitamente no dia 27 de novembro. Em Sao Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, a campanha está marcada para 4 de dezembro. "A estimativa é encontrar suspeita de câncer de pele em 5% dos examinados", afirma Malta.

Serao distribuídos ainda folhetos explicando o que é o câncer de pele, o que causa e como pode ser evitado. Os panfletos têm dicas sobre como reconhecer os sinais precoces. "O câncer de pele pode ser prevenido porque nós sabemos o que causa - o excesso de sol - e quem vai ter: pessoas de pele e olhos claros, com tendência a sardas", diz Malta.

A campanha também será direcionada aos médicos de outras especialidades, como pediatras, ginecologista, geriatra, e clínicos gerais, para que identifiquem suspeitas de câncer de pele nos seus pacientes. "Cerca de 70% da populaçao vai ao médico pelo menos uma vez ao ano e essa seria a oportunidade para detectar o câncer precocemente", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;