Economia Titulo
Ouro encerra mês de janeiro como investimento mais rentável
Priscila Dal Poggetto
Do Diário do Grande ABC
02/02/2007 | 23:16
Compartilhar notícia


Com a desvalorização do dólar, o ouro foi a melhor opção de investimento em janeiro. O metal registrou valorização nominal de 3,218%. Com desconto do IGPM (Índice Geral de Preços Mensal), a variação fica em 2,7% no mês – 250g ficou cotado a R$ 44,9. Em dezembro, o ouro havia registrado queda de 3,87%, cotado a R$ 43,50.

Em segundo lugar, ficou o investimento em renda fixa. O CDI (Certificado de Depósito Interfinanceiro), com alta de 1,08%. Na seqüência está o CDB (Certificado de Depósito Bancário), que apresentou alta de 1,06% em janeiro. Em dezembro, o CDI e o CDB avançaram 0,93%. A caderneta de poupança rendeu aos investidores 0,72% (nominal).

DÓLAR
A moeda norte-americana fecha o mês de janeiro com desvalorização de 0,61%. Em dezembro, a queda foi de 1,34%. No acumulado de 2006, o dólar perdeu 8,13%. A Ptax – média das cotações apurada pelo Banco Central – fechou com queda de 0,62%.

O euro recuou 1,77% sobre a divisa brasileira.

BOLSA
A abertura eufórica do primeiro pregão da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), que marcou recorde histórico ao encerrar o índice Ibovespa aos 45.382, não se sustentou. O principal indicador do mercado acionário brasileiro registrou ganho de 0,38% no mês. O que prejudicou foi a correção nos preços de commodities no exterior, principalmente na primeira semana do ano.

O índice só ficou positivo graças à alta registrada no último dia do mês, ao acompanhar a evolução dos preços do petróleo – os papéis com maior peso no Ibovespa são Petrobras PN e Companhia Vale do Rio Doce PNA, com 24% de participação. Em dezembro, o indicador acumulou valorização de 6%.

A Bovespa garantiu o bom humor dos investidores em 2006, quando fechou em alta de 32,93% no ano. Agora, fica na 5ª colocação entre os investimentos com mais retorno.

No último mês, a Bolsa do México foi a que apresentou melhor desempenho, com ganho de 4,21%. Frankfurt fechou janeiro com valorização de 2,91% e Nasdaq registrou ganho de 2,01%.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;