Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 17 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Tecnologia

tecnologia@dgabc.com.br | 4435-8301

Novidades do Pix: veja o que vem aí no sistema de pagamentos

 Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Da Redação
Do 33Giga

31/05/2021 | 13:48


Com o objetivo de aumentar ainda mais seu leque de possibilidades, o Pix ainda tem muitas novidades programadas para este ano. Veja, a seguir, o que pode pintar no sistema de pagamentos que, ao lado do do WhatsApp, é um dos mais práticos no Brasil na atualidade.

Leia mais: 
10 filmes de época para assistir nos streamings
Além de Cidade Invisível: 10 séries brasileiras para assistir via streaming

As informações sobre os próximos passos do Pix são da Matera, que desenvolve tecnologia para mercado financeiro, fintechs e gestão de risco. Confira.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Pix: integração dos apps das instituições com a lista de contatos no smartphone

Essa nova funcionalidade facultativa permite que as instituições integrem as listas de contato de seus clientes a seu app para indicar quais são as chaves Pix (e-mail ou telefone) habilitadas. Isso facilita para os usuários ao permitir que eles verifiquem, dentre os contatos de sua lista, quais estão habilitados a receber Pix.

Status: em produção.

Pix Cobrança (parte 1 e 2)

Semelhante ao boleto bancário, esse serviço permite o pagamento imediato a empresas e prestadores de serviços por meio do código QR (versão avançada do código de barras).

Ainda em 2021, no 4ª trimestre, deve ser introduzido o tema de padronização de layouts de arquivo remessa/retorno, conhecidos como CNABs, de modo que todas instituições utilizem e ofereçam o mesmo layout a seus clientes.

Já no 2º trimestre de 2022 o Bacen deve introduzir o tema “Duplicata no Pix” que permitirá o pagamento de cobrança que tenha uma duplicata associada. Isso deve gerar novos negócios para antecipação de recebíveis, assim como protesto de títulos emitidos com o Pix Cobrança.

Status da parte 1: Lançado em 14 de maio de 2021. Previsão parte 2: 4º trimestre de 2021.

Mecanismo Especial de Devolução

Apesar da funcionalidade de devolução já existir, atualmente ela depende de maneira deliberada da iniciação por parte do usuário recebedor. Esse novo mecanismo especial de devolução contemplará a possibilidade da instituição recebedora iniciar devoluções em situações de falha operacional ou fundada suspeita de fraude.

Previsão: 3º trimestre de 2021.

Pix por aproximação e QR Code offline do Pagador

O QR Code do pagador, conhecido também por QR Code offline, foi retomado junto com a funcionalidade do Pix por aproximação. A transmissão desse conjunto de dados pode ocorrer por diferentes formas como NFC (Near-Field Communication), Bluetooth ou mesmo um QR Code.

Além dessas novidades, estão na lista itens como o Pix garantido, a conta salário Pix, o Pix débito automático e o Pix internacional.

Previsão: Dezembro de 2021.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;