Nacional Titulo
Presos se rebelam e matam sete companheiros em RO
Do Diário OnLine
Com Agências
19/04/2004 | 22:47
Compartilhar notícia


Os detentos de presídio Urso Branco, em Porto Velho (RO), que estão rebelados desde a tarde de domingo, fizeram cerca de 170 pessoas reféns. Sete detentos foram mortos — cinco deles nesta segunda.

Os reféns visitavam parentes no local e foram surpreendidos pela rebelião, por volta das 16h30 de domingo. Nesta manhã, detentos subiram na caixa d’água e exibiram a cabeça de um dos presos mortos. Em seguida, a atiraram contra a polícia do lado de fora. Depois, pedaços de um detento esquartejado foram mostrados no telhado do presídio.

As negociações entre autoridades do governo e presidiários continuavam nesta segunda-feira, mas outros 24 detentos permaneciam amarrados e poderiam ser mortos caso as conversas não avançassem. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Rondônia, os presos reivindicam a troca de toda direção do Presídio Urso Branco e uso de telefone celular. Eles pedem também a revisão de pena e plano odontológico e médico, além da liberação de detentos que já teriam cumprido suas penas integralmente.

Além disso, os presos não querem mais que as visitas sejam revistadas. No entanto, a polícia alega que descobriu no local um esquema envolvendo prostitutas, que seriam contratadas pelos detentos para levar drogas escondidas em dias de visitas, fazendo-se passar por mulheres dos presos. Na semana passada, três foram flagradas com droga escondida na vagina.

Parentes de familiares tentaram linchar o procurador-geral de Justiça do Estado, José Carlos Vitach, que só escapou porque policiais militares chegaram a tempo.

O presídio Urso Branco tem capacidade para 306 presos, mas abriga cerca de 1,060 mil homens.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;