Internacional Titulo
Bush e Kerry buscam conquistar os votos da Flórida
Da AFP
31/10/2004 | 18:53
Compartilhar notícia


O presidente republicano George W. Bush e seu adversário democrata à Casa Branca, John Kerry, concentraram seus esforços neste domingo nos Estados mais disputados, a somente 48 horas das eleições.

Os habitantes de Flórida (sudeste) e Ohio (norte), dois dos Estados que poderão definir o resultado das eleições, receberam novamente Bush e Kerry em sua caça frenética por votos dos indecisos. Os dois candidatos mobilizaram neste final de semana voluntários, familiares, políticos e artistas para os ajudarem em suas campanha.

Na Flórida, Estado que lhe deu a vitória em 2000 após uma polêmica recontagem dos votos e a intervenção da Corte Suprema, Bush passou por Miami, Tampa e Gainseville, antes de viajar a Cincinnati, Ohio.

Bush, sua esposa Laura e seu irmão Jeb iniciaram o dia com uma missa na Igreja da Epifania, onde o monsenhor Jude O'Doherty elogiou a postura do presidente contra o aborto, a eutanásia e o uso de células-tronco para pesquisas científicas. "Que grande privilégio para todos nós é rezar com o homem mais poderoso sobre a face da Terra", afirmou O'Doherty.

Depois, no comício em Miami, onde busca conquistar o voto do setor mais radical da dissidência cubana, Bush prometeu manter a pressão para libertar Cuba de Fidel Castro."Creio firmemente que o povo cubano deve ser libertado do tirano", afirmou Bush, ante uma multidão de partidários em um centro de convenções de Miami.

Enquanto isso, Kerry começou seu dia em Dayton, Ohio, antes de viajar a Manchester (New Hampshire) e, por fim, chegar a Tampa. Os democratas se dedicaram a fazer campanha junto aos latinos não-cubanos de Miami e os negros, muitos dos quais perderam seu voto nas eleições de há quatro anos por causa das máquinas defeituosas colocadas nas localidades onde representam maioria.

Uma pesquisa da Zogby International publicada pelo jornal Miami Herald deste domingo indica que a maioria dos americanos de origem latina prefere Kerry a Bush, 61% contra 33%.

Ambas campanhas também mobilizaram seus pesos pesados, como o ex-prefeito de Nova York, o republicano Rudolph Giuliani, o irmão do presidente e governador da Flórida, Jeb Bush, e as esposas e filhas dos candidatos presidenciais.

Em Miami, os republicanos deram as mãos à cantora e atriz mexicana Lucía Méndez. Já os democratas, contaram com Bruce Springsteen, o ex-presidente Bill Clinton, a ex-secretária de Estado, Madeleine Albright, e o ativista negro Al Sharpton.

De acordo com uma contagem realizada pelo New York Times, a Flórida bateu todos os recordes de visita dos dois candidatos: em um mês, foram 67 no total.

A nível nacional, as pesquisas não conseguem apontar um vencedor. Quatro estudos publicados neste domingo revelaram que Bush e Kerry apresentam empate técnico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;