Internacional Titulo
Portador de tuberculose que gerou alerta mundial sai do hospital nos EUA
Da AFP
26/07/2007 | 19:15
Compartilhar notícia


O advogado americano infectado com tuberculose e responsável por um alerta sanitário mundial em maio recebeu alta nesta quinta-feira do Hospital de Denver (Colorado), onde estava internado.

"O centro médico nacional israelita concedeu alta nesta quinta-feira a Andrew Speaker depois do sucesso de seu tratamento contra uma tuberculose resistente", informou o hospital em comunicado, oito semanas depois da chegada do paciente ao instituto especializado em enfermidades respiratórias do hospital.

O diagnóstico inicial de Speaker, um jovem advogado de Atlanta (Geórgia), estava errado e dizia que sua doença era uma forma muito mais grave do que era na realidade.  O problema aconteceu porque o advogado havia feito uma viagem à Grécia e à Itália, entrando em contato com centenas de pessoas em aviões e aeroportos. Temendo a propagação de uma infecção em grande escala, as autoridades lançaram um alerta sanitário mundial.

A tuberculose multirresistente é muito mais fácil de tratar, já que o bacilo responsável por esta forma da infecção responde a vários antibióticos, o que não acontece no caso de uma tuberculose ultra-resistente, que pode ser mortal.

"Os médicos de Speaker ainda não o consideram completamente curado, mas a operação (nos pulmões) e o tratamento com antibióticos eliminaram qualquer resquício detectável de uma infecção, o que significa que ele não pode mais transmitir a doença. Seguirá tomando antibióticos durante dois anos", explicou o hospital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;