Nacional Titulo
RJ: laudo sobre morte dos bebês na unidade neonatal sai nesta 2ª
Do Diário do Grande ABC
26/12/1999 | 21:21
Compartilhar notícia


O resultado dos exames realizados no Hospital Municipal Souza Aguiar para detectar que bactéria provocou as mortes dos bebês no Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth, na Praça 15 (Centro) deve sair nesta segunda-feira.

Há suspeitas que seja a klebsiella, a mesma que infectou e matou crianças no Hospital de Bonsucesso nos últimos meses. Duas crianças que ainda estavam em estado grave apresentaram melhoras no fim de semana e estao fora de perigo. Na semana passada, outras cinco nao resistiram e morreram.

O secretário estadual de Saúde, Gilson Cantarino, anunciou que vai investir R$ 9,396 milhoes na ampliaçao de leitos neonatais no Rio e no interior e que, em três meses, haverá 202 novas vagas.

A Secretaria Estadual de Saúde publica na quarta-feira o edital de licitaçao para compra dos novos equipamentos destinados às unidades de tratamento intensivo para recém-nascidos de 14 maternidades estaduais. O programa de reestruturaçao dos hospitais está sendo chamado de sistema de referência para atendimento de gestante de alto risco e foi desenvolvido em convênio com o Ministério da Saúde.

As maternidades beneficiadas sao: Saracuruna, em Duque de Caxias (Baixada Fluminense); Azevedo Lima, em Niterói; Plantadores de Cana, em Campos (Norte Fluminense); Hospital Maternidade de Nova Friburgo (Regiao Serrana); Santa Casa de Barra Mansa (Sul Fluminense); Sao Joao Batista, em Volta Redonda (Sul Fluminense); APMIR, em Resende (Sul Fluminense); Cadastro Vilhena, em Angra dos Reis (Sul Fluminense); Alcides Carneiro, em Petrópolis (Regiao Serrana); Rocha Faria, Carmela Dutra, Maternidade Escola de Laranjeiras, Pedro Ernesto e Instituto Fernandes Figueira, no Rio.

Enquanto os novos leitos nao sao implantados, a secretaria estadual autoriza os municípios da Regiao Metropolitana a indicarem internaçoes de urgência em hospitais privados, mesmo que nao sejam conveniados ao Sistema Unico de Saúde (SUS). As despesas serao pagas pelas Prefeituras e pelo governo do estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;