Internacional Titulo
Adeptos à proibição de armas nos EUA fazem anúncio com Bin Laden
Da AFP
10/09/2004 | 21:07
Compartilhar notícia


Os leitores do New York Times abriram a edição do jornal nesta sexta-feira, véspera do aniversário de três anos dos atentados de 11 de setembro, e se depararam com uma imagem de página inteira que mostra o líder terrorista Osama Bin Laden com um fuzil AK-47, num anúncio que pede que esse tipo de arma de assalto continue proibido nos Estados Unidos.

"Os terroristas do 11 de setembro mal podem esperar pela chegada do 13 de setembro", afirma o anúncio, referindo-se à data em que expirará uma lei que, nos últimos 10 anos, proibiu a particulares a posse de fuzis de assalto semi-automáticos como os AK-47, os MP5 ou os Uzi.

O anunciante, a Campanha Brady para Prevenir a Violência de Armas de Fogo, tenta fazer com que o Congresso, dominado pela maioria republicana, estenda a vigência dessa lei.

A proibição conta com o apoio da polícia e da maioria dos americanos (68%), mas o presidente George W. Bush não tem buscado ativamente a prolongação da lei.

Os críticos acusam o presidente de não querer aborrecer a poderosa Associação Nacional das Armas de Fogo antes das eleições presidenciais de 2 de novembro.

O anúncio no New York Times cita um manual de treinamento da Al Qaeda que incentiva seus membros a se aproveitarem das permissivas leis, em termos de armas, existentes em países como os Estados Unidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;