Internacional Titulo
Cuba testa primeira embarcação movida à energia solar
Da AFP
09/04/2007 | 16:49
Compartilhar notícia


A indústria pesqueira de Cuba está testando o primeiro protótipo de embarcação solar projetado e construído na ilha, enquanto busca desenvolver modelos mais funcionais para o setor.

Segundo noticiou nesta segunda-feira o semanário Trabajadores, o bote, cuja autonomia de navegação é superior a quatro horas, foi desenhado e fabricado em três meses pelo engenheiro elétrico e diretor técnico do MIP (Ministério da Indústria Pesqueira), Ricardo Ibarra, com o apoio de especialistas da empresa cubana Ecosol-Solar, especializada na fabricação e montagem de painéis solares.

"Trata-se de um barco tradicional, ao qual instalamos painéis solares. Com esta energia, são carregadas as baterias que alimentam um motor fora da borda", disse Ibarra, que trabalha no desenho de um novo modelo de embarcação solar "mais funcional e estável, que incremente a atividade pesqueira".

"É uma tecnologia conhecida mundialmente" e "depois do primeiro bote solar, virão muitos mais, possíveis de se empregar em outros trabalhos", acrescentou o especialista, segundo quem a embarcação, por dispensar o uso de combustível, "evita a contaminação das águas".

"Como não faz barulho, contribui (ainda) para eliminar o estresse dos peixes", emendou Ibarra, afirmando que os testes são realizados há dois meses na represa "La Coca", situada ao leste de Havana, com bons resultados.

”O bote funciona bem, é leve e silencioso, perfeito para fazer os percursos freqüentes que fazemos para cuidar da represa, pois aqui a pesca é proibida. É uma área altamente preservada", disse o agente de segurança e proteção de "La Coca", Rubielisi Deus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;