Internacional Titulo
EUA aumentam pressão sobre o Congresso para atacar o Iraque
Do Diário OnLine
Com Agências
19/09/2002 | 19:30
Compartilhar notícia


O secretário de Estado americano, Colin Powell, pediu nesta quinta-feira ao Congresso dos Estados Unidos liberação para uma ofensiva contra o Iraque.

Em discurso aos parlamentares, Powell disse que a decisão do governo iraquiano de aceitar uma inspeção de armas no país sem impor restrições é apenas uma manobra do presidente Saddam Hussein. "A atitude foi uma resposta à pressão da comunidade internacional contra o Iraque e não um reconhecimento dos erros do passado", afirmou.

O anúncio de liberação de inspeção foi feito pelo chanceler iraquiano, Naji Sabri, na última segunda-feira.

Nesta quinta, a Casa Branca pediu, por meio de mensagem enviada ao Congresso, autorização para o uso da força contra o Iraque. "O presidente dos Estados Unidos está autorizado a fazer uso de todos os meios que considerar apropriados, incluindo a força, para impor as resoluções do Conselho de Segurança da ONU", diz a minuta do projeto de lei.

Bush confirmou, após reunião com Powel, que enviou o comunicado aos parlamentares, solicitando o aval para a ação.

O líder republicano no Senado, Trent Lott, disse que os senadores e os deputados deverão votar a medida na primeira semana de outubro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;