Política Titulo
Oposição pede a demissão de Ricardo Berzoini
Do Diário OnLine
07/11/2003 | 17:16
Compartilhar notícia


O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), e o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA) pediram nesta sexta-feira a demissão do ministro da Previdência, Ricardo Berzoini. Eles não aceitaram o fato do ministro cancelar as aposentadorias dos idosos com idades superior a 90 anos, exigindo que estes fossem às agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para se recadastrar, com a finalidade de evitar fraudes.

Para Virgílio, a decisão foi "cruel" e vai deixar marcas na administração de Luiz Inácio Lula da Silva. "Esta é uma atitude que marcará os quatro anos do atual governo", disse. Já ACM sugeriu que Lula, ao retornar de sua viagem à África, dê uma satisfação à sociedade sobre o assunto.

O senador Mão Santa (PMDB-PI) foi mais brando e não reivindicou a demissão de Berzoini. No entanto, ele aproveitou a oportunidade para atacar a reforma da Previdência. Santa não entendeu a decisão do INSS de retomar os pagamentos sem a nova exigência a partir de segunda-feira. "Recuar em uma medida administrativa é fácil, mas o que acontecerá com essas leis, se entrarem em vigor?"

Requerimento - A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) anunciou nesta sexta que vai apresentar um requerimento junto à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) convidando o ministro Ricardo Berzoini a explicar as razões que o levaram a tomar essa decisão.

"O ministro da Previdência e Assistência Social deu um mau exemplo e rasgou o Estatuto do Idoso em plena praça pública. Ele tinha a obrigação de resguardar um instrumento legal que visa proteger os nossos idosos", declarou a senadora.

Câmara - Adotando o mesmo discurso de Arthur Virgílio e Antonio Carlos Magalhães, o líder tucano na Câmara, deputado Jutahy Magalhães Júnior (BA), também solicitou a saída do ministro da Previdência. Durante seu discurso no plenário, o deputado chamou Berzoini de "insensível, sem noção, despreparado e arrogante".

"Ele não tem noção. Eu tenho uma avó de 92 anos. Ele não tem a menor sensibilidade para ser ministro. Exigir que alguém acima de 90 anos vá a uma agência do INSS para se recadastrar é um despreparo, uma falta de consciência. Em nome da liderança do PSDB venho cobrar a demissão de Berzoini. O ministro está mal dirigido, não tem condições políticas, sociais e morais para continuar na Previdência", declarou Jutahy.

Ao final de sua exposição, ele relacionou a atitude do ministro ao Estatuto do Idoso, promulgado pelo governo Lula. "Presenciamos no Brasil o desrespeito ao Estatuto do Idoso. Aprovaram o Estatuto e fizeram isso?", questionou o tucano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;