Internacional Titulo
Estudantes espanhóis protestam contra atentado da ETA
Do Diário do Grande ABC
24/02/2000 | 12:56
Compartilhar notícia


Milhares de alunos e professores, de todas as universidades espanholas, saíram esta quinta-feira às ruas para protestar contra o atentado da organizaçao separatista basca ETA, que na terça-feira matou, em Vitória (País Basco, Norte), o dirigente socialista Fernando Buesa e seu guarda-costas, o policial Jorge Díez.

Alunos e docentes se concentraram em completo silêncio às 12h (9h de Brasília), durante cinco minutos, nos campus universitários espanhóis, em protesto contra o assassinato de Buesa e do policial.

Na universidade de Vitória, centenas de estudantes e docentes se concentraram no local, próximo da faculdade de Engenharia, onde ocorreu o atentado, enquanto que em San Sebastián, os universitários realizaram uma marcha até os limites da cidade basca.

A mobilizaçao também foi total nas universidades de Madri, onde milhares de estudantes se concentraram em silêncio durante cinco minutos, exibindo faixas e cartazes pela paz e contra o terrorismo.

Na Universidade Autônoma de Madri, um dos estudantes leu um comunicado que afirmava que ``mais uma vez, mais fortes que em outras ocasioes, faremos de nosso silêncio o grito de todos os que querem viver em paz e liberdade. Basta!'.

A mesma reaçao de protesto contra a ETA ocorreu no restante dos campus universitários espanhóis como Barcelona ou Sevilla, onde centenas de alunos se mobilizaram, convocados pela Conferência de Reitores das Universidades espanholas (CRUE) e associaçoes de estudantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;