Política Titulo
PL e PFL de S.Caetano poderão fechar coligação majoritária
Eduardo Merli
Do Diário do Grande ABC
24/06/2004 | 23:20
Compartilhar notícia


De olho em uma coligação com o PL (Partido Liberal), o PFL (Partido da Frente Liberal) de São Caetano realiza sua convenção nesta sexta, às 19h30, na Câmara Municipal. A legenda fará uma discussão sobre os seus futuros candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador para as eleições deste ano, mas a homologação só deverá ocorrer após a convenção. Isto porque o pré-candidato a prefeito do partido, o vereador Tite Campanella, negocia em conjunto com o pré-candidato a prefeito do PL, Iliomar Darronqui, uma coligação para a chapa majoritária. Além disso, há a indefinição sobre o número correto de candidatos a vereador a serem registrados. São Caetano terá 19 vereadores caso o Senado vote, até o final do mês, a alteração na Constituição sobre o número máximo e mínimo de vagas nas câmaras de todo o país. Do contrário, vale a resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que reduz para 11 os vereadores de São Caetano. O PL faz sua convenção no domingo, às 10h, também na Câmara Municipal.

Tite Campanella disse nesta quinta que até o dia 30 deste mês ainda pretende esticar as conversas com o PL para uma futura coligação. “O impasse está apenas na definição sobre quem seria o cabeça da chapa e acertamos a questão dos vereadores. Não há conversa sobre cargos nem espaço num futuro governo.” O vereador afirmou que um dos objetivos da convenção será a escolha de 19 dos atuais 35 pré-candidatos a vereador que o PFL dispõe para a eleição.

Iliomar Darronqui foi mais incisivo nesta quinta sobre a união com o PFL. “Praticamente estamos coligados. Até sábado ou domingo este acordo pode ser finalizado. Ou o mais tardar na próxima quarta-feira, porque as conversas estão muito adiantadas”, disse. “O que falta para definir são coisas mínimas.”

O atual pré-candidato do PL anunciou que nesta sexta pretende reunir todos os pré- candidatos a vereador dos partidos que o apóiam – no caso o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) e o PTC (Partido Trabalhista Cristão) – e os pré-candidatos do PFL para que seja discutida a formação de uma chapa proporcional única de 22 candidatos com as quatro legendas. “Vamos conversar e ver o potencial disso”, declarou Iliomar. O PL conta hoje com 32 pré-candidatos a vereadores e o PRTB, com apenas um. A direção do PTC não foi localizada pela reportagem.

O vereador Tite Campanella afirmou que prefere uma decisão dos advogados do partido para falar sobre a chapa proporcional. Portanto, não está confirmada totalmente a reunião desta sexta anunciada por Iliomar entre os pré-candidatos a vereador dos quatro partidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;