Internacional Titulo
Ministros da Otan fazem simulações de guerra em Colorado
Da AFP
08/10/2003 | 20:18
Compartilhar notícia


Os ministros da Defesa da Otan, reunidos no Colorado, Estado Unidos, iniciaram, nesta quarta-feira, uma reunião de dois dias com um seminário, com as características de um jogo de guerra, no qual utilizarão, de modo fictício, a futura força de reação da aliança atlântica, símbolo de sua transformação.

Reunidos em Colorado Springs, em cujas imediações se situam cinco bases militares, os ministros foram convidados, por iniciativa do secretário de Defesa anfitrião Donald Rumsfeld, a participar deste exercício pouco comum, com o objetivo de observar as possibilidades de usar esta força em caso de um conflito inesperado, segundo os responsáveis da Otan.

O seminário, qualificado como ‘confidencial de defesa’ e organizado pelos Estados-Maiores das Forças Armadas e da Otan, pretende "explorar as implicações do programa de modernização da Aliança e como a Força de reação poderia ser utilizada em caso de conflito, segundo as autoridades.

“O exercício é como um jogo de suspense, cujo final os ministros desconhecem", disse um alto funcionário, que pediu para não ser identificado, acrescentando que inclui uma ação terrorista e o uso de armas de destruição em massa em 2007, em algum lugar da região do Mar Vermelho.

Os ministros dos sete países do Leste europeu, que vão se integrar à Otan em maio de 2004 (Bulgária, Romênia, Estônia, Letônia, Lituânia, Eslováquia e Eslovênia), também participam do evento.

As autoridades americanas se negam a falar em ‘jogos de guerra’, diante das reservas apresentadas por alguns ministros, afirmaram fontes diplomáticas. Segundo as mesmas fontes, o encontro não será filmado, para permitir um debate franco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;