Esportes Titulo
Itália se classifica para final da Eurocopa nos pênaltis
Do Diário do Grande ABC
29/06/2000 | 20:19
Compartilhar notícia


Uma Itália épica conseguiu passar para a final da Eurocopa, depois de ganhar da Holanda nos pênaltis (3-1), nesta quinta-feira, no ArenA de Amsterda.

A partida havia terminado sem gols, a Itália jogou com dez homens a partir dos 34 minutos, e a Holanda errou dois pênaltis no tempo regulamentar.

A façanha da Itália, que joga a final de 2 de julho em Roterda, contra a França, serviu também para acabar com a maldiçao dos pênalti dos 'azurri', que haviam sido eliminados nas três últimas ediçoes da Copa do Mundo nos lançamentos a onze metros.

Depois da expulsao de Gianluca Zambrotta (34), e de Frank de Boer e Patrick Kluivert, aos 39 e 62 minutos, terem falhado na cobrança de pênaltis, a Itália, que 'morreu em campo', como havia pedido Dino Zoff a seus jogadores, surpreendeu ao deixar de fora um dos favoritos do torneio, utilizando sua tradiçao futebolística e sua raça.

Com sua tenacidade, os italianos foram capazes de agüentar toda a partida sem levar um gol, e inclusive tiveram duas claras oportunidades de marcar pelas chuteiras de Marco Delvecchio, ao final do jogo e aos 9 minutos da prorrogaçao.

As coisas começaram a ficar complicadas para os italianos, que faziam muitas faltas, quando Zambrotta recebeu o segundo cartao amarelo e foi expulso, aos 34 minutos do primeiro tempo, por causa de uma falta em Boudewijn 'Bolo' Zenden na lateral esquerda.

Com dez jogadores, os italianos, que quase nao atacaram em todo o primeiro tempo, se fecharam ainda mais. Aos 39 minutos, o árbitro alemao Markus Merk marcou um pênalti em Patrick Kluivert, que teria sido agarrado por Alessandro Nesta dentro da área.

Frank de Boer cobrou o pênalti, que foi defendido por Francesco Toldo, e os italianos mantiveram o empate até o intervalo. Nao sofrer gols no primeiro período foi encarado pelos italianos como uma vitória, já que o primeiro tempo foi um bombardeio contra o gol italiano.

As oportunidades começaram a surgir aos três minutos, quando Phillip Cocu desperdiçou um cruzamento de Dennis Bergkamp dentro da área. O próprio Bergkamp teve ainda duas chances, uma cabeçada aos 12 minutos e, três minutos depois, driblou Mark Iuliano mas nao fez o gol.

Mesmo com menos um jogador, a Itália esboçou uma reaçao no início do segundo tempo. Aos 62 minutos, entretanto, Iuliano derrubou Davids na entrada da área. Patrick Kluivert bateu o pênalti, na trave.

A Itália foi pressionada durante o segundo tempo e a prorrogaçao, mas conseguiu manter sua defesa em ordem. Dino Zoff mostrou que acertara ao substituir Stefano Fiore por Francesco Totti e Filippo Inzaghi por Marco Delvecchio, já que os novos jogadores deram muito trabalho aos holandeses.

Na disputa de pênaltis os holandeses mostraram que nao era mesmo o dia da seleçao laranja nos pênaltis. Frank de Boer voltou a falhar, assim como Jaap Stam e Paul Bosvelt. A Itália, onde só Paolo Maldini errou, conseguiu passar à final.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;