Economia Titulo
FGV anuncia novos critérios de classificação no IPA
Do Diário OnLine
Com Agências
08/11/2004 | 17:11
Compartilhar notícia


A FGV (Fundação Getúlio Vargas) anunciou nesta segunda-feira novos critérios de classificação para os 462 itens que formam o IPA (Índice de Preços por Atacado), com peso de 60% na formação do IGP (Índice Geral de Preços).

Segundo o vice-diretor do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, Vagner Laerte Ardeo, as alterações não vão interferir no resultado final do IPA, que agora passa a se chamar IPA-EP (Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento).

De acordo com a Agência Brasil, Ardeo explicou que o objetivo da mudança é "apresentar informações detalhadas sobre as várias etapas ou estágios da cadeia de produção, de forma que a gente possa compreender melhor o processo de transferência ou repasse de preços ao longo de todo o processo econômico". Ainda segundo ele, estas alterações possibilitarão a realização de estudos para um melhor entendimento das determinantes do repasse de preços. "Isso, em última análise, vai determinar instrumentos mais precisos para a política monetária", destacou.

A nova metodologia do IPA-EP já será usada nos resultados do IGP, a ser divulgado nesta terça-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;