Economia Titulo
IGP-M pode ser usado para corrigir preço de 'energia velha'
Do Diário OnLine
08/08/2002 | 11:47
Compartilhar notícia


O governo admite usar o Índice Geral de Preços (IGP-M) para corrigir o preço da energia elétrica das geradoras federais, conhecidas como ‘energia velha’, que serão leiloadas no dia 9 de setembro. No contrato colocado em discussão pública em julho está previsto o uso do IPCA para os reajustes, índice preferido pela equipe econômica, mas os contratos atuais assinados entre distribuidoras e gerados são baseados no IGP-M.

Os economistas do governo preferem o IPCA porque ele não capta todas as elevações que são refletidas pelo IGP-M. Apesar disto, técnicos acreditam que é melhor manter o índice antigo para manter a coerência com os demais contratos do setor.

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), José Mário Abdo, explicou que a decisão será tomada “entre o ministérios da Fazenda e de Minas e Energia, talvez nesta semana”, e será obedecida pela agência.

Leilão- O ministro de Minas e Energia, Francisco Gomide, divulgou nesta quinta-feira o cronograma dos leilões de energia. As regras serão publicadas na sexta, no Diário Oficial. O aviso de venda de energia será feito no dia 23 de agosto, a entrega dos documentos de candidatos para a compra e venda opcional será dia 26 de agosto, o depósito das garantias deve ser feito no dia 5 de setembro e a divulgação dos pré-selecionados para o leilão será feita em 6 de setembro.

A assinatura dos contratos deverá ser feita no dia 12 de setembro. Todas as geradoras de energia controladas pela União terão de participar do leilão de venda. Para as demais empresas que geram energia o leilão é opcional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;