Internacional Titulo
Coréia do Norte ganha tempo para desmantelar programa nuclear
Da AFP
15/04/2007 | 16:55
Compartilhar notícia


A Coréia do Norte ganhou um prazo de mais alguns dias após ter deixado expirar, neste final de semana, o prazo concedido ao país para iniciar o desmantelamento de seu programa nuclear.

Enquanto em Pyongyang milhares de norte-coreanos homenageavam seu "Grande líder" morto Kim Il-sung, Pequim e Washington aceitaram informalmente conceder ao regime comunista alguns dias a mais para que respeite seu compromisso.

As duas Coréias, os Estados Unidos, a China, o Japão e a Rússia discutem o programa atômico de Pyongyang desde 2003. As últimas negociações terminaram em impasse no mês passado.

Segundo o acordo assinado em fevereiro em Pequim, após negociações multilaterais, o governo norte-coreano se comprometeu a fechar o complexo nuclear de Yongbyon antes de 14 de abril, como primeira etapa para o desmantelamento posterior de todas as suas instalações nucleares.

Pyongyang condiciona o fechamento do reator ao retorno em caixa dos US$ 25 milhões congelados desde 2005 no Banco Delta Asia" (BDA) de Macau, a pedido dos Estados Unidos. O dinheiro já foi liberado, mas a transferência efetiva esbarra em detalhes técnicos.

"A China nos pediu paciência por mais três ou quatro dias. Isto parece ajuizado. Os Estados Unidos não querem ações unilaterais. Devemos trabalhar com nossos parceiros", declarou em Pequim o negociador americano sobre a questão nuclear norte-coreana, Christopher Hill.





Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;