Política Titulo
Mauá deve ter eleição para Mesa Diretora nesta 3ª
Gislayne Jacinto
Do Diário do Grande ABC
06/10/2003 | 22:00
Compartilhar notícia


A expectativa é de que esta terça-feira seja realizada a eleição para o preenchimento de cargos vagos na Mesa Diretora de Mauá. Apesar de o regimento interno prever a escolha na primeira sessão após a desfiliação partidária do vereador, o presidente da Casa, Diniz Lopes (PL), afirmou que isso acontecerá se “houver tempo hábil”.

Nos bastidores as articulações estão acirradas. E não é por acaso, o PT quer mais uma vaga – já tem duas das cinco – e com isso assumirá o comando da Mesa Diretora. “O PT quer tudo”, disse Diniz. Mesmo assim, ele afirmou que não terá problemas em apoiar um petista.

Os cargos vagos são o de primeiro-secretário e terceiro-secretário. Lourival Lolô Fargiani perdeu a função de primeiro-secretário porque trocou o PL pelo PSDB. Já Sidnei Sabela perdeu a função porque saiu da legenda tucana para ir para o PMN. Apesar disso, há quem aposte que ele permanecerá no cargo, porque por causa de problemas internos, o PSDB deixou de mandar o seu nome para o cartório eleitoral e, portanto, quando ele foi eleito no final do ano passado estaria sem partido. A Lei Orgânica do Município só prevê a perda na troca de partido. Diante do impasse, o departamento jurídico é quem dará o parecer final sobre a situação de Sabela.

O líder do PT, Hélcio Antonio da Silva, admite que o partido brigará pelas vagas. Ele disse que é importante ter a maioria na Mesa, porque hoje o PT tem a minoria no que diz respeito à distribuição de vagas nas comissões permanentes. “Tendo maioria na Mesa, vamos estabelecer um equilíbrio na Câmara”, disse.

O segundo-secretário da Câmara Rogério Moreira Santana (PT) solicitará permissão à sua bancada para que possa disputar o cargo de primeiro-secretário por esse ter mais atribuições.

Apesar da pretensão do PT, tem governista que também disputará a vaga. Francisco Carvalho Filho, o Chico do Judô (PPS). Ele disse que seu partido não tem representatividade na Mesa Diretora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;