Política Titulo Luto
Morre Maurício Soares, ex-prefeito de São Bernardo

Soares tinha 81 anos e não resistiu a uma pneumonia; velório teve início às 15h30 e sepultamento será às 17h

Vanessa Soares
Do dgabc.com.br
28/03/2021 | 12:01
Compartilhar notícia
Arquivo/Diário do Grande ABC


Atualizada às 17h

Morreu na manhã deste domingo (28), aos 81 anos, o ex-prefeito de São Bernardo Maurício Soares, vítima de pneumonia em decorrência de broncoaspiração (entrada de substâncias, como saliva, no pulmão). O velório está sendo realizado na capela do Cemitério da Vila Euclides desde às 15h30. O sepultamento será às 17h.

A informação foi confirmada pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), em suas redes sociais. O chefe do Executivo lamentou a perda. "É com grande pesar que registro que o nosso querido e sempre prefeito Maurício Soares, veio a falecer na manhã hoje. Uma pessoa íntegra e que ajudou muito no crescimento da nossa cidade. O horário do sepultamento ainda não foi definido pela família. Que Deus possa confortar o coração de todos os familiares".

Soares foi prefeito de São Bernardo por três mandatos. Foi eleito pela primeira vez em 1988, pelo PT. Voltou à Prefeitura novamente em 1997, pelo PSDB. Assumiu o terceiro mandato como chefe do Executivo em 2001, após vencer pleito pelo PPS (Atual Cidadania) no ano anterior, mas em 2003 pediu afastamento do cargo por motivos de saúde. Na época, o vice-prefeito William Dib assumiu o comando do Paço.

Um dos filhos do ex-prefeito, Maurício Soares Júnior (MDB) definiu o pai como "exemplo de liderança com mentalidade de estadista". "O mote dele sempre foi a preocupação com quem mais precisa, sem esquecer dos demais. Ele era uma liderança que conhecia as necessidades da população, tudo o que esperamos de um gestor público. Toda a vida dele foi dedicada a isso, desde a primeira vez em que foi prefeito. Ele abandonou a advocacia e se dedicou integralmente à política", relatou. 

O ex-prefeito foi um dos fundadores do PT, do qual também foi presidente municipal, além do primeiro prefeito eleito do partido na cidade. Em nota, Cleiton Coutinho, presidente do PT em São Bernardo, falou do ex-companheiro. "Perdemos sem dúvida um dos nomes mais emblemáticos da política regional no Grande ABC. Que Deus console os familiares e amigos", disse.

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) também divulgou carta de pesar pela morte do petista e condolências à família. "Maurício Soares foi um homem pelo qual sempre tive profundo respeito por sua importante contribuição no início da minha carreira no movimento sindical e durante toda minha presidência no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Sua referência inspirou não só a mim, mas junto de outros homens e mulheres fez história com a fundação do PT, e se tornou o primeiro prefeito eleito pelo nosso partido em São Bernardo. Neste domingo triste de despedida, envio meus mais fraternos sentimentos e desejo que Deus conforte o coração de seus familiares e amigos", finalizou.

O também ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) comentou pelas redes sociais sobre o ocorrido. "Conheci o Maurício ainda como advogado do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. Pude contar com seu apoio e sua experiência durante o meu governo. Meus sentimentos à dona Laerte, ao Maurício Júnior e a toda família", comentou.

Soares também participou da criação do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, em 1990, e presidiu a entidade regional em 1998. O presidente da instituição e prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), além dos demais prefeitos da região e toda a equipe da entidade regional manifestaram profundo pesar e solidariedade aos amigos e familiares do petista. “Lamentamos profundamente o falecimento do ex-prefeito Maurício Soares. Expresso nossos sentimentos a todos os familiares e amigos que se despedem agora deste grande homem. Maurício Soares deixa legado como gestor público e como cidadão de São Bernardo", afirmou Paulo Serra.

Maurício Soares deixa a mulher, Laerte, três filhos (André, Maurício Júnior e Adriana), além de cinco netos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;