Internacional Titulo
Forças de segurança retomam academia sitiada no leste do Paquistão
Da AFP
30/03/2009 | 08:24
Compartilhar notícia


As forças de segurança conseguiram controlar o comando armado que atacou uma academia policial na região leste do Paquistão, nesta segunda-feira.

Centenas de policiais se posicionaram no telhado do edifício principal e ao redor do campo de treinamento, perto da cidade de Lahore. Eles reagiram com gritos e tiros para o alto, ao final de um cerco de quase oito horas que deixou dezenas de feridos.

O ministro do Interior, Rehman Malik, anunciou a morte de quatro terroristas. Pelo menos três homens se entregaram aos policiais ao fim do ataque.

A polícia informou ainda que três terroristas morreram ao detonar os explosivos que carregavam junto a seus corpos. As equipes de resgate encontraram pedaços de corpos espalhados pela academia.

"Foi um ataque planejado, organizado, terrorista. Isto mostra até que ponto os inimigos de nosso país estão dispostos a chegar", declarou Malik.

O ataque, similar a uma ação executada no dia 3 de março na mesma região contra a seleção de críquete do Sri Lanka, demonstra a amplitude da violência insurgente que Obama comparou a um "câncer" que ameaça a existência do Paquistão.

Os terroristas armados com granadas e fuzis abriram passagem a tiros e, segundo um sobrevivente, tentaram matar o maior número de pessoas possível.

Funcionários da academia informaram que os criminosos estavam encapuzados e que alguns vestiam uniforme policial, enquanto outros estavam vestidos como civis e com mochilas esportivas.

Depois de balanços que citavam 20 a 25 mortos, os comandantes militares e policiais confirmaram a morte de oito cadetes e quatro terroristas.

"Confirmamos a morte de oito recrutas na academia. Cinquenta ficaram feridos", declarou o general Athar Abbas ao anunciar o fim da operação.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, colocou o Paquistão no centro da luta contra a rede terrorista Al Qaeda e triplicou a ajuda a esta nação, que possui armamento nuclear, em uma nova estratégia que inclui ainda o envio de bilhões de dólares e mais oficiais ao Afeganistão.

 

 

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;