Economia Titulo
Opep confirma venezuelano como novo secretário-geral
Das Agências
26/06/2002 | 15:15
Compartilhar notícia


Os quinze membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) decidiram pela manutenção do regime de cotas às exportações de seus países-membros por mais três meses. A organização confirmou ainda o venezuelano Álvaro Calderón Silva como sucessor de Alí Rodríguez no posto de secretário-geral do cartel.

Calderón, que atualmente é ministro da Energia da Venezuela, foi indicado oficialmente pelo presidente Hugo Chávez para ocupar a vaga no cartel. Alí Rodríguez foi nomeado para ser o líder da PDVSA, estatal do petróleo dos seu país.

Produção- A produção da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) aumentou em maio pelo terceiro mês consecutivo, devido a um aumento da produção venezuelana e à retomada da produção iraquiana após um mês de suspensão, indicou a Middle East Economic Survey (MEES).

Segundo a MEES todos os países do cartel, à exceção da Indonésia, ultrapassaram a cota. O maior aumento foi o da Venezuela, cuja produção aumentou em 256 mil para 2,750 milhões de barris diários, apesar de sua cota ser de 2,497 milhões de barris. Há boatos de que a Venezuela decidiu aumentar sua cota para tentar reduzir seu déficit orçamentário.

A produção argelina também aumentou em 10 mil barris para 860 mil barris, muito além da cota de 693 mil.

A MEES aponta que a produção do Irã estabilizou-se no mês de maio em 3,35 milhões de barris diários, apesar de a cota do país ser de 3,186 milhões de barris diários.

Quanto ao Iraque, cuja produção foi suspensa por um mês em protesto contra a ofensiva israelense na Cisjordânia, a perspectiva é de que o país se mantenha em um nível baixo devido à questão com a ONU sobre o mecanismo aplicado pela organização internacional para fixar o preço do petróleo do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;