Política Titulo Clima tenso
Desprestigiado, Bonome solicita férias para Aidan

O titular da Pasta de Gabinete tenta descansar no fim do mês para ganhar fôlego para continuar como homem-forte do Paço de Santo André

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
11/11/2011 | 07:44
Compartilhar notícia


Sem o mesmo prestígio no governo Aidan Ravin (PTB), o secretário de Gabinete de Santo André, Nilson Bonome (PMDB), pediu férias de 15 dias da Prefeitura. Em período de maior fragilidade na administração desde o ingresso em 2009, o titular da Pasta de Gabinete tenta descansar no fim do mês para ganhar fôlego. Após estremecimento entre o peemedebista e o petebista, o prefeito puxou as rédeas da maioria das atribuições concedidas a Bonome.

O requerimento de férias, segundo informações de bastidores, pode ser negado pelo chefe do Executivo, fato que tenderia a acirrar os ânimos no primeiro andar do Paço. Na bolsa de apostas, caso o episódio seja efetivado, o impasse reforçará a chance de Bonome deixar a gestão. Com a articulação política passada para as mãos de Aidan há cerca de 40 dias, o secretário perdeu espaço. O mandatário do Paço entendeu que a mudança na diretriz no momento era propícia para personalizar o governo.

Bonome reconheceu que a nova postura adotada por Aidan diminuiu atribuições, porém, não está desmotivado. "Acabou dividindo a carga. O prefeito assumindo reuniões e a parte política tira a sobrecarga. Não me sinto desprestigiado por conta disso." Com a saída temporária do secretário, Bonome adiantou que Arnaldo Augusto Pereira, titular da Pasta de Planejamento, assumirá o posto de articulação com o Legislativo.

Questionado se o período ao lado de Aidan está perto do fim, o secretário, que recentemente assegurou que estaria com o prefeito independentemente, inclusive, da posição do PMDB na eleição de 2012, salientou que não dá para garantir a aliança até o término do mandato, tendo em vista que, segundo ele, não está na sua alçada essa decisão. "Não cabe a mim. A definição cabe à circunstância que a natureza nos coloca."

Dependendo da reunião do PMDB hoje, em São Paulo, o racha no governo pode acelerar. Apesar de a tendência do partido ser de apoio à reeleição de Aidan, as negociações nas esferas estadual e nacional, mais próximas ao PT, teriam força para alterar a órbita. "O que vem sendo transmitido pela estadual é que o PMDB terá candidatura a prefeito ou a vice", disse Bonome. O partido exige no reduto andreense a indicação do vice. "Dizer que eu desisti não é a resposta correta."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;