Economia Titulo
FMI adota novos critérios para conceder ajuda
Da AFP
26/09/2002 | 20:45
Compartilhar notícia


O Fundo Monetário Internacional (FMI) adotou novos critérios para dar ajuda financeira aos países em dificuldades, anunciou nesta quinta-feira o diretor adjunto do departamento de desenvolvimento do fundo, Massod Ahmed.

"Os novos critérios sobre as condições de entrega da nossa ajuda, aprovados na quarta-feira pelo conselho de administração do Fundo, substituem os aprovados em 1979", afirmou. Durante dois anos o FMI teve discussões intensas dentro de sua instituição, fundamentalmente com os países afetados.

Os novos critérios se baseiam, segundo Ahmed, em três princípios: reconhecer a responsabilidade primária dos Estados de adotar uma política econômica e financeira capaz de pôr em prática os programas negociados com o FMI; assegurar-se da clareza das condições; e colaborar com as outras agências, em primeiro lugar o Banco Mundial, para evitar que os programas se sobreponham.

Se um país não reúne as condições exigidas pelo FMI para a utilização de seus fundos, a instituição se reservará o direito de recusar a entrega do dinheiro, informou James Boughton, assistente de Ahmed.

"Ninguém procura impor um marco ideológico", disse. "Queremos simplesmente nos assegurarmos com os países implicados que todas as condições sejam cumpridas para que os programas que negociamos com eles funcionem e que os objetivos sejam conquistados", destacou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;