Fechar
Publicidade

Domingo, 5 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

automoveis@dgabc.com.br | 4435-8337

Aventureiros do asfalto


Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC

08/07/2009 | 07:00


Eles agradam por sua aparência aventureira, que remete ao estilo off-road, embora nenhum deles esteja preparado para enfrentar trilhas na terra ou na lama, já que contam somente com tração 4x2.

Seu público alvo são jovens ou pessoas com espírito jovial, que querem ter um modelo que se diferencie dos convencionais, mas que não tenha um custo muito elevado.

São os chamados off-road leves, neste comparativo representados pelos modelos Citroën C3 XTR, Peugeot 207 Escapade, Renault Sandero Stepway e Volkswagen CrossFox.

Todos têm sob o capô motores 1.6 bicombustíveis, sendo que o Volkswagen é o único com 8 válvulas. Os demais possuem 16V.

Pelas suas peculiaridades, decidimos colocá-los lado a lado sem apontar um vencedor, mas destacando os pontos positivos e negativos de cada um. Cabe ao leitor avaliar qual modelo se adapta melhor ao seu desejo e às suas necessidades.

Logo de cara, o CrossFox agrada pelo visual mais arrojado e jovial. É o único que conta com o estepe na tampa do porta-malas. Se, por um lado, a aparência esportiva é reforçada, por outro o motorista tem de fazer uma operação a mais para abrir o bagageiro, puxando o estepe para a lateral, além de correr mais risco de ter o pneu sobressalente roubado.

O aventureiro da marca de origem alemã também sai na frente por ter o desempenho mais arisco: seu torque elevado, disponível a baixas rotações, garante as saídas e retomadas mais rápidas entre os quatro competidores. O câmbio é preciso, a suspensão bem ajustada e a dirigibilidade agrada. Os comandos dos vidros, travas e retrovisores elétricos (opcionais) ficam bem à mão, na porta do motorista.

Embora tenha o preço inicial mais em conta de todos - R$ 41.530 -, sua lista de equipamentos de série não é a mais caprichada. Assim, se for configurado com itens como ar-condicionado, trio elétrico, air bag duplo, CD player, rodas de liga leve de 15 polegadas, freios com ABS e bancos revestidos em couro, seu preço fica maior que os dos rivais equipados com os mesmos itens (ou semelhantes), chegando a salgados R$ 57.745.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;