Economia Titulo
Toyota comemora 50 anos no Brasil
Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
31/01/2008 | 07:10
Compartilhar notícia


A Toyota completou 50 anos de existência em solo brasileiro. Nessas cinco décadas, a montadora passou de um simples escritório no Centro da Capital para uma rede industrial com duas unidades fabris e quase 3.000 colaboradores.

Nesta quarta-feira, o aniversário de meio século de Toyota do Brasil foi comemorado na Sala São Paulo, na Capital, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mas na montadora, o motivo de comemoração não é só a data, e sim o forte desempenho da marca nas concessionárias.

Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram emplacadas 34.464 unidades do Corolla no ano passado, o que o garantiu no segundo lugar no ranking de sedãs médios (atrás só do Honda Civic, com 47.435) e 21,56% de participação de mercado na categoria.

A produção também está em alta na montadora japonesa. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), saíram das fábricas da Toyota 55.974 veículos no ano passado. Embora seja uma queda em comparação a 2006, é mais do que o triplo do que produziu em 2002 (17.426).

Global - Se as coisas estão boas para a Toyota do Brasil, no âmbito mundial a empresa está melhor ainda. Depois de uma disputa feroz contra a General Motors, a japonesa conseguiu quase empatar com a norte-americana no título de maior montadora do mundo.

A Toyota vendeu 9,366 milhões de unidades em 2007, cerca de 3.000 veículos abaixo do resultado da GM: 9,369 milhões. No entanto, tudo indica que neste ano esse quadro vai mudar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;