Esportes Titulo
Lars Grael vence na festa de Brasília
Do Diário do Grande ABC
21/04/1999 | 17:32
Compartilhar notícia


O iatista Lars Grael voltou nesta quarta-feira a sentir o gosto da vitória naquilo que melhor sabe fazer: velejar. A bordo do H3+, veleiro da classe oceânica (barco com cabine), ele superou mais de 60 concorrentes na 1.ª Copa Náutica Lake Side, disputada no Lago Paranoá, em comemoraçao aos 39 anos de Brasília. Com a desenvoltura de quem parece ignorar a falta da perna direita - mutilada em setembro durante uma competiçao -, o medalhista olímpico deixou claro que já é o vencedor em outra prova ainda mais difícil: a sua reabilitaçao.

"Reabilitaçao nao significa apenas usar um instrumento para voltar a andar, mas fazer o que se fazia antes", disse ele, já em terra firme, enquanto a maior parte dos barcos, com suas velas infladas, embelezava a paisagem da capital federal. Sem a prótese que ainda está testando para poder andar sem muletas, Grael disse que a vitória teve "um gostinho especial". "Sempre tive carinho por Brasília, onde vivi parte da minha infância e adolescência", contou.

A Copa Náutica Lake Side é a quarta competiçao da qual o iatista participa desde o acidente. Em dezembro, três meses após ter perdido a perna, já voltou às águas, em Niterói, onde também ficou em primeiro lugar. Este ano, em março, participou de quatro regatas pela primeira etapa do campeonato paulista, em Ilhabela, onde ficou com a segunda colocaçao. Na semana passada, voltou a velejar em Niterói.

Os planos de Grael, ganhador da medalha de bronze nas Olimpíadas de Seul (1988) e Atlanta (1996), vao longe: em novembro, quer defender o Brasil no campeonato mundial de classe oceânica, em Salvador. E já acertou sua participaçao na regata comemorativa ao Descobrimento do Brasil, que vai refazer o percurso do navegador português Pedro Alvares Cabral (Lisboa-Salvador-Cabrália (BA)-Rio de Janeiro). Grael fará a travessia do Oceano Atlântico em companhia do navegador e aventureiro Amyr Klink.

Ao mesmo tempo em que dá continuidade a sua carreira nas águas Grael desenvolve projetos esportivos para o País. Como diretor de Projetos Especiais do Ministério dos Esportes, planeja dar início este ano ao programa Navegar, por meio do qual crianças pobres deverao ter liçoes de navegaçao. O projeto segue os moldes de iniciativa semelhante coordenada por Grael no Rio e terá início no Paraná. "O Brasil tem de dar mais atençao ao mar", observou ele. "E o esporte, nesse sentido, pode atuar também como fonte de empregos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;