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Novo câmbio deixa Volvo S40 mais apimentado
Helder Lima
Do Diário do Grande ABC
20/03/2001 | 16:49
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A linha 2001 de carros compactos da Volvo está ainda mais emocionante do que as versões anteriores. A dupla S40/V40 – sedã e perua, respectivamente – ganhou nova transmissão automática, agora com cinco velocidades, e também sofreu mudanças na motorização. O turbocompressor que equipa as versões top, identificadas pela sigla T4 (alta pressão), recebeu uma tecnologia chamada Turbo Duplo Caracol, que melhora a resposta do carro em retomadas, bem como proporciona uma ignição mais perfeita e ainda otimiza o consumo de combustível. Já a versão 2.0 T, equipada com turbo de baixa pressão ganhou maior torque e potência, além de ter se tornado mais econômica.

O Diário testou o novo S40 T4 ao longo de 500 km aproximadamente. Realmente, o excelente desempenho e o baixo consumo de combustível (até 10,5 km/h na cidade) são as características que saltam aos olhos do motorista. Essas boas marcas ocorrem sobretudo devido ao conjunto equilibrado de motor e transmissão. No caso específico do câmbio, recursos de eletrônica identificam o estilo de direção do motorista – esportiva ou econômica – e assim procuram retirar do propulsor a melhor resposta para cada situação.

A suspensão do novo Volvo também foi reprojetada, sobretudo na dianteira, para evitar o efeito de mergulho nas frenagens ou de excesso de elevação nas acelerações. Para proporcionar maior conforto aos ocupantes do habitáculo, a distância entre-eixos foi aumentada em 12 mm, passando para 2,55 m. Outra iniciativa em prol do conforto foi alargar a bitola dianteira em 18 mm, o que permitiu a adoção de pneus mais largos (205/50).

Em comparação com os outros carros de 2,0 litros, o S40 T4 tem de semelhante apenas a capacidade volumétrica do propulsor. Graças à refinada tecnologia mecânica, o modelo produz 200 cv de potência máxima a 5,5 mil rpm e torque máximo de 30 kgfm na faixa compreendida entre 2,5 mil rpm e 4 mil rpm. Além da tecnologia do turbo, o motor traz construção em alumínio – bloco e cabeçote – 16 válvulas e duplo comando de válvulas com acionamento direto no cabeçote.

Outro ponto alto do modelo está na segurança, item que é uma tradição da marca sueca. Os modelos da Volvo são conhecidos como os mais seguros do mundo. A versão 2001 do compacto, cujo preço é R$ 101,4 mil, ganhou cortinas laterais como itens de série. Esses dispositivos ficam escondidos na carroceria sob a linha do teto.

Uma tecnologia que no futuro deverá estar nos modelos da concorrência foi batizada pela engenharia da Volvo de “Whips”. No caso de uma colisão traseira, o que pode causar lesões na espinha dorsal, o sistema desloca o encosto dos bancos dianteiros para trás, aliviando a tensão do impacto sobre o corpo dos ocupantes.




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