Política Titulo São Caetano
Câmara tira atraso de 10 anos e presta homenagem

Título de cidadão são-caetanense será entregue a Jayme Tortorello

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
22/05/2012 | 07:29
Compartilhar notícia


Com dez anos de atraso, a Câmara de São Caetano entrega título de cidadão são-caetanense a Jayme Tortorello (PT) no dia 4. A homenagem foi aprovada em 2002 pelo vereador Chico Bento (PP) e só será oficializada agora depois de investidas do próprio petista e do parlamentar Edgard Nóbrega (PT) junto ao presidente da Casa, Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão (PSB).

O homenageado, irmão do prefeito Luiz Tortorello (morto em 2004) faz parte do quadro de pré-candidatos a vereador do PT e pode concorrer à eleição municipal em outubro.

De acordo com Chico Bento, o título não foi entregue antes por conta do próprio Jayme. "Acho que ele trabalhava demais e nunca teve tempo para recebê-lo." O progressista disse que foi previamente consultado pelos petistas sobre o assunto e descarta qualquer intenção eleitoreira no caso. "Não acredito que faça parte da pré-candidatura dele, mas o evento dá uma alavancada no nome, mesmo que não seja o intuito", comentou Chico Bento.

Nóbrega afirmou que foi o interlocutor da sessão solene para entrega do título ao último postulante ao Palácio da Cerâmica pelo PT. "O Jayme disse que queria receber agora a homenagem e eu falei com o presidente (Sidão). Não tivemos problemas." Jayme foi procurado para comentar o caso, mas não foi localizado.

MAIS UM
Outro petista, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, também poderá receber o título de cidadão de São Caetano caso o Legislativo aprove a honraria na sessão solene de hoje. As justificativas do projeto de lei, entretanto, não conectam a história de Cardoso à cidade do Grande ABC. Sem citar valores ou datas, Nóbrega - autor do projeto - lembrou que, quando deputado federal, o ministro destinou emendas parlamentares que ajudaram a manter a saúde financeira do Hospital Beneficência Portuguesa.

"Ele indicou técnicos que até hoje trabalham no hospital. Em uma cidade em que tantos hospitais fecharam as portas por falta de verba isso é mais do que um motivo para o título. Foi aí que marcamos o elo dele com a cidade, sem contar que é um exemplo de ética para o Brasil", definiu. De acordo com Nóbrega, tudo está encaminhado para aprovação. "Falei com o líder do governo (Paulo Bottura-PTB) e não há rejeição."

Dentro da ordem do dia prevista para sessão de hoje, os parlamentares não vão discutir projetos polêmicos entre as matérias propostas por vereadores. Os parlamentares votam texto de autoria do Executivo para facilitar o pagamento de débito dos alunos da Fundação das Artes. Vice-presidente da comissão de Justiça e Redação, Chico Bento garante que na semana seguinte a pauta estará mais recheada. "Estamos cheios de projetos em análise."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;