Nacional Titulo
STF nega pedido de Itamar Franco sobre fazenda de FHC
Do Diário do Grande ABC
16/09/2000 | 16:17
Compartilhar notícia


O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil negou neste sábado um pedido do governador de Minas Gerais, Itamar Franco, para que tropas federais desocupem uma fazenda de propriedade da família do presidente Fernando Henrique Cardoso, em Buritis.

A decisao do STF, máxima instância judicial do país, foi tomada pelo juiz Nelson Jobim, ex-líder do governo FHC na Câmara Federal de Deputados, e implica que as tropas do exército continuarao dando proteçao à fazenda.

Desde a semana pasada, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST) ameaçam invadir o local, chamado Córrego da Ponte.

Os sem-terra abandonaram, na quinta-feira, o acampamento montado próximo a fazenda, mas ameaçaram voltar a invadi-la.

Itamar exigiu a retirada das tropas federais e ameaçou expropriar a fazenda. Mas, neste sábado, por meio de sua assessoria, informou que respeitará a decisao do STF.

Recado - Itamar, apesar de acatar a decisao de Nélson Jobim, garantiu que vai continuar as investigaçoes sobre a propriedades do presidente e insinuou que a fazenda é resultado de grilagem de terras.

O governador também verificará se houve sonegaçao fiscal na compra do local. Segundo ele, a propriedade, avaliada em R$ 1 milhao, foi comprada por FHC por apenas US$ 2 mil.

Em resposta à notícia de que o Palácio do Planalto vai investigar ligaçoes do esquema PC em Minas, Itamar disse que nao será necessário. "Nao mande (o presidente) seus apaniguados, vamos abrir juntos uma CPI. Deixe de ser covarde (FHC). Permita que o Congresso Nacional analise toda a sua vida".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;