Política Titulo
Filippi pretende se afastar da Prefeitura
Evelize Pacheco
Do Diário do Grande ABC
22/07/2004 | 22:03
Compartilhar notícia


O prefeito José de Filippi Júnior (PT) se afastará a partir de segunda-feira da administração por dez dias, tempo que será dedicado integralmente à campanha eleitoral. O petista anunciou a decisão nesta quinta à reportagem, em seu gabinete. "Tive uma discussão com o meu grupo e percebemos que a compatibilidade de funções (prefeito e candidato) estava complicada", explicou. Até agora o petista tem feito campanha em portas de fábricas e nos bairros fora do horário de expediente: antes das 8h da manhã e após as 18h, acumulando, com isso, os compromissos administrativos e eleitorais se acumulam. "Por exemplo, os candidatos a vereador me procuram para participar de atividades e muitas vezes eu não posso ir. Só do PT são mais de 20 e os partidos aliados têm por volta de 60", argumentou.

Segundo Filippi, nesse meio tempo o vice Joel Fonseca – também candidato – deverá assumir a administração sem prejuízos. "O Joel poderá resolver os problemas administrativos, ele já assumiu a prefeitura antes e a equipe está bem estruturada", afirmou. No entanto, essa decisão poderá trazer problemas jurídicos, já que pela LOM (Lei Orgânica do Município), o prefeito pode se afastar temporariamente de suas funções em três circunstâncias: em missão oficial, por motivos de doença e férias. Dentro destes critérios, o prefeito não precisa de autorização da Câmara para se licenciar por até 10 dias. Ultrapassado tal prazo, os vereadores devem conceder a licença, dentro do estabelecido na lei.

A intenção do petista é a de prolongar seu afastamento sem remuneração até outubro, para isso já pediu à Secretaria de Assuntos Jurídicos um projeto para alterar a Lei Orgânica do Munícipio e encaminhá-lo à Câmara.

A secretária de Assuntos Jurídicos, Vanessa de Oliveira, esclareceu nesta quinta que o prefeito a consultou nesta semana sobre as condições de afastamento, mas não a comunicou da decisão tomada pelo grupo político. "Ele me passou também a tarefa de estudar uma alteração na LOM para ampliar os critérios previstos (no artigo 78), mas essa decisão de sair imediatamente não foi comunicada", afirmou a secretária.

Esse empenho em sair às ruas em tempo integral indica uma preocupação com as campanhas do adversário José Augusto Silva Ramos, o José Augusto (PSDB). Na última pesquisa realizada pelo instituto Brasmarket/Diário, no final de abril, Filippi e José Augusto estavam empatados tecnicamente: o petista contava com 30,2% das intenções de voto e o tucano, 26,6%. Logo no início da campanha, o petista já havia ventilado a possibilidade de se afastar do cargo, mas optou em conciliar as duas tarefas. José Augusto foi procurado pela reportagem para comentar o assunto mas não foi localizado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;