Automóveis Titulo
Em busca da velocidade
Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC
26/09/2006 | 20:35
Compartilhar notícia


Até algum tempo atrás, o automobilismo era considerado um esporte estritamente masculino. Mas os conceitos mudaram e a cada dia há mais mulheres conquistando seu espaço no esporte.

Uma delas é Bia Figueiredo. Com apenas 21 anos, está na quarta posição na Fórmula 3 Sul-Americana. E ela começou muito cedo. Aos oito anos, iniciou no kart, categoria em que correu por nove anos. Depois, foi para a Fórmula Renault. Este é seu primeiro ano na Fórmula 3. “É um aprendizado para mim. Esse carro é um pouco maior que o da Fórmula Renault, é mais potente, com 260 cavalos, e a forma de guiar é mais técnica”, explica a piloto.

Ela conta que tudo começou como uma brincadeira de criança, quando o pai a levou, com seis anos de idade, para ver uma corrida de kart. “Comecei a pedir para correr. Ele me deixou fazer a escolinha, mas não levou muito a sério.” Hoje, ela é a única mulher na F3 e tem como objetivo chegar à Fórmula 1.

Fernanda Parra, 27 anos, estreou este ano na Stock Car V8 Light, categoria em que também é a única mulher e na qual está em 19º lugar na classificação geral. Filha do piloto Fernando Parra, ela decidiu fazer o curso de pilotagem em 2004, ano em que participou de três corridas no Campeonato Paulista de Automobilismo na categoria Corsa. Em 2005, passou para a categoria Força Livre e subiu oito vezes ao pódio em 16 etapas disputadas.

Por que ela corre? O que a atrai é desafiar seus limites. “É preciso estar no limite do carro e da pista, além do seu próprio. Hoje, meu objetivo é chegar na Stock principal.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;