Economia Titulo
Mercado de reposição de autopeças espera crescimento menor
Vivian Costa
Do Diário do Grande ABC
10/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Os fabricantes independentes de autopeças, que só produzem para reposição, esperam um crescimento menor este ano.

O presidente da Anfape (Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças), afirma que, antes da turbulência causada pela crise financeira internacional, a expectativa era aumentar o faturamento entre 15% e 20% em 2009. Agora este percentual caiu para 8%.

"Nosso baque é menor porque não estamos ligados diretamente ao mercado de automóveis novos. O nosso cliente é o carro circulante. E quem tem, não deixa de repor a peça, não deixa de rodar por causa da crise", explica Fonseca.

Roberto Monteiro, diretor executivo da entidade afirma que "por conta dos reflexos da crise, proprietários de veículos optaram por fazer a manutenção e reparo de veículos utilizando as peças de reposição fabricadas pelo mercado independente, que suprem a necessidade e são, na maioria das vezes, mais baratas", pondera.

Ele afirma que este mercado continua mantendo o quadro de funcionários. "Nossa indústria continua produzindo, por isso, mantém os seus trabalhadores", conta.

CONCENTRAÇÃO - Fonseca explica que 90% das indústrias de reposição estão localizadas no Sudeste do País. Sendo que cerca de 20% delas fica no Grande ABC.

Segundo Fonseca, o mercado independente de autopeças gera mais de 1,5 milhão de empregos diretos e seu faturamento anual de 2007 foi de R$ 51 bilhões. "Ainda não fechamos o ano passado, mas creio que crescemos cerca de 10%", explica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;