Economia Titulo
Governo deve concluir logo projeto de agências reguladoras
Do Diário OnLine
05/04/2004 | 15:30
Compartilhar notícia


O subchefe de Coordenação da Ação Governamental da Casa Civil da Presidência da República, Luiz Alberto dos Santos, informou nesta segunda-feira que o projeto de lei que trata da reestruturação das agências reguladoras deve ser concluído ainda nesta semana, para envio ao Congresso Nacional.

Segundo ele, a definição do projeto depende apenas da definição da escolha do presidente ou diretor-geral das agências reguladoras. Para Santos, a tendência é de que seja mantida a fórmula atual, em que o presidente da República escolhe o dirigente do órgão entre os diretores aprovados pelo Senado.

Santos também informou que os mandatos dos diretores das agência serão de quatro anos, renováveis por igual período. Além disso, não há obrigatoriedade de que os mandatos sejam coincidente com o do presidente da República.

De acordo com Santos, o principal instrumento para o controle das agência reguladoras será a liberação de recursos vinculadas às metas de contratos de gestão. “Então a agência terá um planejamento mais transparente, mais claro (...) Conseqüentemente, a agência, cumprindo suas metas, terá os seus recursos assegurados”, disse.

O governo ainda decidiu tratar a reestruturação das agências e o contrato de gestão desses órgãos em um só projeto, para acelerar a tramitação no Congresso. O governo também pode solicitar urgência constitucional aos parlamentares.

Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se reunir com os ministros das áreas setoriais para discutir o projeto das agências. Santos participou de exposição no 1º Fórum Brasileiro sobre Agências Reguladoras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;