Economia Titulo
Malan e FMI decidem domingo intervençao no câmbio
Do Diário do Grande ABC
30/01/1999 | 19:25
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Pedro Malan, e outros integrantes da equipe econômica, reúnem-se neste domingo com os membros do Fundo Monetário Internacional (FMI) para discutir como se dará a intervençao do Banco Central no mercado de câmbio e a revisao de alguns pontos do acordo feito com o fundo para contornar os impactos da crise financeira mundial no Brasil. Também será discutida uma antecipaçao do empréstimo do FMI, além dos US$ 9 bilhoes que já foram incorporados às reservas internacionais brasileiras.

A equipe negociadora do FMI, liderada por Teresa Ter- Minassian, subchefe do departamento de hemisfério ocidental do FMI, chegou neste sábado por volta das 17h40 a Brasília.

FHC - Neste sábado à tarde o presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu o ministro da Fazenda e o secretário-executivo do ministério, Pedro Parente, no Palácio do Alvorada.

Segundo um colaborador próximo ao presidente, a reuniao foi para avaliar os boatos que sacudiram o País na sexta-feira e também uma preparaçao do encontro da equipe econômica com a missao do FMI neste domingo.

Malan e Parente deixaram a residência oficial pouco depois das 15 horas, sem dar declaraçoes à imprensa.

De volta ao Alvorada momentos depois - onde deixou seu carro, fechado com as chaves dentro -, Parente informou que "nao houve reuniao, apenas um almoço" com o presidente, e avisou que a equipe econômica vai pronunciar-se domingo, após a rodada de negociaçoes com o FMI.

Na sexta-feira o ministro da Fazenda informou que uma segunda parcela de recursos do acordo dependerá do processo de revisao do programa em andamento, que vai adequar as metas indicativas e de desempenho da economia brasileira às novas condiçoes macroeconômicas depois da desvalorizaçao do real. Em meio aos boatos, Pedro Malan voltou a descartar uma reestruturaçao das dívidas interna e externa brasileiras e a eventual adoçao do currency board - o sistema de conversibilidade pelo qual a moeda local é trocada pelo dólar por uma taxa fixa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;