Economia Titulo
Fiesp: Copom marca 'gol contra' ao manter a Selic
Do Diário OnLine
Com Agências
18/02/2004 | 21:24
Compartilhar notícia


A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) criticou, por meio de nota divulgada nesta quarta-feira, a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que manteve a taxa de juros da economia brasileira, a Selic, em 16,5% ao ano. Para a Federação, o governo marcou um "gol contra".

Segundo o presidente da Fiesp, Horácio Lafer Piva, a manutenção da taxa de juros mostra que o BC rejeita uma das principais lições aprendidas nos últimos anos: “o regime de metas de inflação precisa ser flexível”. “Quando a nossa economia enfrentou severos choques de custos ficou absolutamente claro que o objetivo de controlar a inflação não deveria impedir o ajuste de preços relativos. Essa lição deve ser lembrada hoje, quando vemos preços mais altos de algumas commodities internacionais (em grande parte, devido ao efeito China)”, afirmou Piva.

Segundo a Fiesp, a cautela do BC tendo como base o controle da inflação não se justifica. “Ao nosso ver, os preços ao consumidor estão sofrendo influências sazonais. Não há razão para se temer aumentos generalizados de preços. Este diagnóstico justificaria uma política monetária mais flexível, permitindo que os juros fossem reduzidos já”.

“É hora de ampliarmos o debate e enriquecermos a agenda de trabalho com medidas de maior impacto, a favor dos investimentos, do crescimento e da criação de empregos. Se parte do governo marca gol contra, o resto da equipe deve reagir com maior senso de urgência e virar este placar”, finalizou Piva.

Com Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;