Economia Titulo
Volkswagen: empregado planeja carreira
Sueli Carvalho
Da Redaçao
23/09/2000 | 17:18
Compartilhar notícia


Incentivar os funcionários a planejar suas carreiras e cuidar da empregabilidade ao longo do tempo foi uma das alternativas encontradas pela Volkswagen, com unidade em Sao Bernardo, para montar um plano de carreira adequado na empresa.

Segundo o executivo de planejamento de carreira da Volkswagen do Brasil, Carlos Augusto Costa da Silva, é preciso fazer com que os funcionários tracem suas metas profissionais combinando suas aptidoes com as oportunidades encontradas no local de trabalho.

Esse assunto foi alvo de uma palestra proferida pelo executivo anteontem durante o 2º Encontro de Recursos Humanos do ABC, realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), de Sao Bernardo.

Para Silva, o desenvolvimento de um plano de carreira está centrado na utilizaçao das competências humanas para a construçao de um plano integrado de desenvolvimento profissional que gere bons resultados à empresa e satisfaçao aos funcionários. O primeiro passo, segundo ele, é selecionar quais pessoas estao capacitadas para desenvolver esse plano integrado. "Os escolhidos terao a tarefa de descobrir talentos, conhecer as oportunidades da empresa e identificar o nível de competência de cada um."

Procurando auxiliar esse trabalho, Silva contou que foi desenvolvido na empresa um sistema de atualizaçao eletrônica do histórico profissional dos funcionários. "Por meio de intranet cada profissional escreve as alteraçoes em seu histórico profissional para que a empresa acompanhe individualmente a evoluçao de cada um."

Auto-avaliaçao - Com o objetivo de condicionar as pessoas a identificarem suas expectativas de carreira foram criados workshops com duraçao de oito horas. Segundo Silva, muitas vezes as pessoas nao têm uma idéia exata do que esperam para sua vida profissional nos próximos anos e essa atividade prática, com simulaçoes, ajuda os funcionários a se conhecerem e se imaginarem profissionalmente nos próximos anos.

Seguindo essa filosofia de trabalho, o executivo destacou dizendo que todo gestor tem de cumprir pelo menos três tarefas para alocar os profissionais. Sao elas: ter conhecimento do histórico profissional do funcionário, de seu potencial e de suas expectativas; classificar o empregado, ou como um talento ou como um outro tipo de profissional, e buscar oportunidades para essa pessoa. Depois desse processo, segundo o executivo, os gestores devem chamar o empregado em questao e fazer um plano de desenvolvimento individual, com açoes corporativas e individuais.

Esse trabalho está sendo desenvolvido, em primeiro lugar, com os cargos de chefia da empresa e deverá ser concluído até o fim deste ano. "O plano de carreira que está sendo feito é para um período de dois anos, com revisao anual", esclareceu. A previsao, segundo ele, é que em janeiro de 2001 iniciei um novo processo de identificaçao de talentos para a continuidade desse plano integrado de desenvolvimento para outros profissionais da empresa. O programa foi construído pela visao do presidente da montadora e contou com a participaçao dos funcionários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;