Esportes Titulo Aventura
Preparador físico andreense une paixão off-road com triatlo

Sem dinheiro para manter motocross, atleta diz que agora encontrou modalidade ideal

Ligia Valezi
Especial para o Diário
21/05/2012 | 07:32
Compartilhar notícia


É como o queijo e a goiabada, que formam uma dupla perfeita. Sem condições financeiras para bancar a prática de esportes off-road, o preparador físico Lucas Cergole Benjamin, 28 anos, encontrou a chance de continuar fazendo o que gostava em uma divisão do triatlo, que mistura mountain bike, corrida e natação no meio da selva.

Mas até encontrar a combinação ideal entre os dois esportes, o atleta abriu mão de muita coisa. Há alguns anos, o andreense praticava motocross, mas abandonou a modalidade porque os custos eram altos. Depois disso, ainda chegou a participar de competições de jipe, mas o lado financeiro falou mais alto novamente e teve de partir para outro esporte.

"Comecei a praticar mountain bike, mas usava o nado e a corrida para manter o condicionamento físico", contou Benjamin.

Depois disso, um amigo o inscreveu para participar de uma prova de trialto em Santos, e foi amor à primeira vista. "A partir daí passei a associar minha paixão por esportes off-road com o triatlo", declarou o triatleta.

Em 2010, o preparador físico participou das provas do Xterra, cujos percursos ocorrem em rios e matas, diferente das provas tradicionais que usam o asfalto e as praias. A competição conta com nove etapas em cidades brasileiras. E foi no meio deste campeonato que o andreense se sentiu em casa.

Além de ficar em sexto no ranking nacional daquele ano, o atleta conseguiu se classificar para disputar o Mundial da competição, na ilha de Maui, no Havaí. Lucas terminou a prova internacional na 16ª colocação.

Neste ano, o andreense quer voltar ao mundial do Xterra, que será em outubro. A etapa brasileira que classifica para a prova internacional será em Manaus, dia 23 de junho. A prova amazonense será na base de treinamento do CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva), área pertencente ao exército brasileiro.

No ano passado, Benjamin se classificou para a prova na ilha norte-americana, mas não pôde bancar os custos da viagem.

Neste ano, o atleta está confiante de que voltará para a disputa no Havaí. Com o apoio de seis patrocinadores da região e da Capital, ele garante que está na forma ideal. "Estou na minha melhor fase até agora por causa dos treinamentos. E pretendo melhorar mais", garantiu o atleta.

Semanalmente, o andreense chega a percorrer 200 quilômetros de bike, 10 de nado e 40 de corrida. O preparador físico treina no Parque Central e no Clube Primeiro de Maio, ambos em Santo André, além da Estrada Velha de Santos, em São Bernardo.

Atleta encara a prova mais tradicional 

A paixão por esportes off-road não afasta o andreense Lucas Cergole Benjamin das provas tradicionais de triatlo. No próximo domingo, o atleta disputa pela primeira vez o Ironman, competição mais longa da modalidade, em Florianópolis.

Serão 3,8 quilômetros de natação, 180 de bicicleta e outros 42 de corrida - uma maratona.

Segundo o andreense, o grande desafio para ir bem na competição é evitar lesões durante o percurso. "A intensidade da prova é baixa com relação à olímpica (que tem extensão menor), por isso o ritmo deve ser moderado o tempo todo", explicou Benjamin,

A largada está prevista para as 7h e o andreense calcula que terminará a prova em dez horas. Com tanto tempo nadando, pedalando e correndo, o triatleta explicou que passa um filme na cabeça durante uma disputa como esta.

"A gente passa por momentos de pura reflexão, pensa em tudo o que enfrentou para chegar ali, na família, as pessoas que te apoiaram. Temos que abrir mão de muita coisa para estar ali. Alimentação, treinos exaustivos", declarou o andreense.

O Ironman também conta com uma etapa internacional, que ocorre em outubro no Havaí. Para participar do mundial, Benjamin precisa chegar entre os dois primeiros de sua categoria. "Os dois mundiais (do Xterra e Ironman) são meu grande desafio para este ano. O mais difícil é que as provas são próximas e preciso me recuperar rápido", contou o triatleta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;