Política Titulo
Candidato em Sto.André querem mananciais mais fiscalizados
Gislayne Jacinto
Da Redaçao
02/09/2000 | 17:57
Compartilhar notícia


A preservaçao das áreas de proteçao aos mananciais é a principal prioridade dos candidatos a prefeito de Santo André. Todos têm propostas de intensificar as açoes de fiscalizaçao para evitar novas ocupaçoes.

O prefeito licenciado de Santo André, Celso Daniel (PT), disse que a preocupaçao está em abordar a questao do meio ambiente de maneira integrada, agindo em várias frentes. "Isso significa, resumidamente, agir com efetividade nas áreas de proteçao aos mananciais, tanto no sentido da preservaçao quanto na ocupaçao responsável de tais espaços, inclusive tendo a preocupaçao em criar mecanismos de inclusao social e geraçao de renda das populaçoes destas áreas, além de estimular práticas de reduçao, triagem e reciclagem dos resíduos sólidos (lixo) na cidade como um todo", disse Celso.

Celso Russomanno (PPB) acha que é preciso também retirar a populaçao das áreas de mananciais, dando moradias populares às famílias. "É preciso ainda colocar a Guarda Municipal para fazer fiscalizaçao e evitar novas invasoes. Temos de cuidar dos mananciais porque, senao, daqui alguns anos nao teremos água na Grande Sao Paulo."

Para Russomanno, o poder público está omisso. Ele criticou também a plantaçao de palmeiras na cidade. "Estao agredindo o meio ambiente, pois estao tirando estas palmeiras de algum lugar", disse.

Élcio Riva (PPS) quer dar atençao aos mananciais removendo as famílias das áreas ocupadas. Ele ainda quer aumentar o efetivo da Guarda Municipal para atuar na fiscalizaçao das áreas de proteçao. O candidato também tem a intençao de permitir a construçao de fossas coletivas por empresas particulares em áreas de mananciais onde ainda nao existe rede de esgoto. "A empresa ficaria autorizada a coletar os resíduos para a transformaçao de adubo orgânico", afirmou.

O socialista propoe a privatizaçao do Parque do Pedroso para sua transformaçao em parque temático. "Com os recursos, vamos investir em saneamento nas áreas próximas", disse Riva.

O tucano Silvio Pina quer programas de recuperaçao ambiental por meio de parceira com governos federal e estadual. "Queremos incentivar o turismo em áreas de manancial para geraçao de renda", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;