Internacional Titulo
Arafat ameaça proclamar Estado palestino
Do Diário do Grande ABC
25/06/2000 | 18:25
Compartilhar notícia


O líder palestino, Yasser Arafat, ameaçou neste domingo, em Naplusa (Cisjordânia), proclamar um Estado independente palestino 'em algumas semanas', no momento em que as negociaçoes com Israel se encontram em um beco sem saída.

'O Estado palestino será proclamado dentro de algumas semanas', afirmou Arafat, diante de milhares de partidários do Fatah, movimento que preside e que representa a principal força política da Organizaçao para a Libertaçao da Palestina (OLP).

'As próximas semanas serao cruciais', afirmou à multidao reunida numa escola da cidade autônoma do Norte da Cisjordânia.

Estas declaraçoes de Arafat sao feitas dois dias antes da visita à regiao da secretária de Estado americana, Madeleine Albright.

O chanceler de Israel, David Levy, criticou as palavras de Arafat, segundo a rádio pública. 'Israel nao cederá a ameaças durante as negociaçoes. É impensável que (Arafat) diga: ou nos dao isto ou proclamaremos um Estado quando nos convier', disse Levy, ao fim da reuniao semanal do gabinete.

'Se for esse o caso, Israel é livre para escolher seu caminho', prosseguiu, sem mais detalhes, segundo a emissora.

Arafat havia prometido, em várias ocasioes, proclamar um Estado independente no ano 2000, mas é a primeira vez que ele determina uma data.

O líder palestino se comprometeu a cumprir a ameaça, mesmo se nao chegar a um acordo final com Israel, referente sobretudo ao estatuto de Jerusalém, às fronteiras do futuro Estado e à sorte de cerca de 3,5 milhoes de refugiados palestinos e das colônias judaicas.

Israelenses e palestinos haviam concordado em fechar um acordo antes de 13 de setembro, mas a menos de três meses desta data as divergências continuam sendo profundas.

Neste domingo, a delegada-geral da Autoridade Palestina na França, declarou Leila Shahid no monte Saint-Michel (Noroeste da França), que Arafat proclamará o Estado palestino 'em setembro'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;