Nacional Titulo
Justiça acata denúncia contra mãe adotiva de Pedrinho
Do Diário OnLine
22/11/2002 | 20:29
Compartilhar notícia


O juiz 8ª Vara Criminal do Distrito Federal, César Loyola, acolheu nesta sexta-feira as denúncias oferecidas pelo Ministério Público contra Vilma Martins Costa, mãe adotiva de Osvaldo Borges Júnior, o Pedrinho. A promotora Ana Cláudia Melo acusa a empresária de seqüestro qualificado e registro ilegal do adolescente, raptado há 16 anos de uma maternidade.

O filho adotivo de Vilma foi raptado de um hospital de Brasília cerca de 12 horas após seu nascimento. A acusada afirma que o bebê foi dado a seu marido, Osvaldo Borges (falecido em outubro), por um gari. No entanto, a família de Osvaldo afirma que ele morreu sem saber que Pedrinho não era seu filho legítimo e acusa Vilma de ter simulado uma gravidez falsa.

Há cerca de duas semanas, a neta de Osvaldo, Gabriela Azeredo Borges, 19 anos, denunciou ao SOS Criança que Pedrinho poderia ser filho do casal Jayro Tapajós e Maria Auxiliadora Braule Pinto. Foi realizado uma exame de DNA que comprovou a suspeita.

Na terça-feira, o irmão de Vilma Sinfrônio Martins Costa disse ter levado a irmã até a maternidade e viu ela deixando o local com uma criança recém-nascida no colo. Maria Auxiliadora também declarou "ter certeza" de que foi Vilma quem "roubou seu filho".

Loyola ressaltou que o delito de seqüestro não se caracteriza apenas pela restrição absoluta de liberdade, basta que a vítima seja “impedida de exercer seu direito fundamental”. Pedrinho só descobriu que não era filho de Vilma e Osvaldo em 7 de novembro. "Por desconhecer a própria identidade, a vítima não teve a opção de escolha em relação aos caminhos de sua vida", declarou o juiz.

O juiz mandará citar Vilma e enviará carta rogatória para que a Justiça de Goiás interrogue a empresária. A condenação pelos crimes de seqüestro qualificado e registro ilegal pode ser de 4 a 11 anos de prisão.

Outras suspeitas - A Delegacia de Investigações Criminais do Distrito Federal informou nesta sexta-feira que já recebeu mais de 30 telefonemas ligando Vilma ao rapto de outro bebê. Uma mulher de Jesupolis (Goiás) relatou à polícia de Brasília que é a mãe biológica de Roberta Martins Borges, irmã de Pedrinho e filha de Vilma. A DIC/DF recomenda calma com a denúncia e frisa que ainda é preciso investigar.

Ainda nesta semana, Guiomar Martins, irmã de Vilma, denunciou à polícia de Goiás que Roberta Martins Borges foi seqüestrada há 19 anos em Taquaral, uma cidade no interior do Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;