Internacional Titulo
Cientistas descobrem nova proteína responsável pela doença da vaca louca
Do Diário OnLine
Com AFP
17/02/2004 | 13:01
Compartilhar notícia


Uma pesquisa, realizada por cientistas italianos, publicada na revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences indica a descoberta de uma nova forma de proteína príon, considerada a responsável pela enfermidade da vaca louca.

Até agora, uma única cepa de príon havia sido encontrada em vacas vítimas da ESB (Encefalopatia Espongiforme Bovina, na sigla em inglês), explicou a equipe dirigida por Salvatore Monaco, da Policlínica G.B. Rossi, de Verona, na Itália.

Os cientistas analisaram os cérebros de oito vacas que foram declaradas portadoras do mal da vaca louca e descobriram uma nova variante de príon em duas delas.

Em vez de apresentarem os buracos típicos constatados habitualmente, os cérebros das duas vacas tinham um acúmulo de placas de amilóides, notou a equipe de Salvatore Monaco, que constatou que diferentes áreas do cérebro tinham sido afetadas.

A nova cepa se parece com as proteínas príon envolvidas em numerosos casos esporádicos da forma humana da ESB, a nova variante da enfermidade de Creutzfeldt-Jakob.

Atualmente, não há tratamento para cura da ESB e da Creutzfeldt-Jakob, que dão ao cérebro o aspecto de uma esponja.

A proteína amilóide é a que se encontra no cérebro dos pacientes afetados pelo mal de Alzheimer, embora os cientistas considerem que não haja uma relação entre as duas doenças.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;