Economia Titulo
Bovespa fecha em alta de 1,07%
Do Diário OnLine
17/02/2004 | 20:40
Compartilhar notícia


A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou o pregão desta terça-feira em alta de 1,07%, com o seu principal índice, o Ibovespa, aos 22.426 pontos. O volume financeiro somou R$ 1,439 bilhão. Durante o dia, a bolsa paulista operou com forte volatilidade, alternando o pregão com altas e baixas. Porém, a valorização foi garantida, no fechamento, pela entrada de recursos externos no país.

A crise no cenário político, gerada pelo escândalo envolvendo denúncias contra o ex-assessor da Presidência Waldomiro Diniz, foi um dos fatores que levaram instabilidade ao mercado acionário. O mercado operou nervoso com a possibilidade da instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso. Os investidores temem que uma CPI comprometa os trabalhos e votações no Congresso.

Além disso, os investidores trabalharam à espera da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sobre a nova taxa básica de juros da economia, a Selic, hoje em 16,5% ao ano. A reunião mensal do Copom começou na tarde desta terça. Analistas estimam que a taxa será mantida no atual patamar.

Entre as 54 ações mais negociadas do Ibovespa, as maiores altas foram registradas pela Usiminas PNA (6,3%) e Aracruz PNB (5,3%). Já as quedas mais significativas ficaram com a com Light ON (4,4%) e Tele Leste Celular PN (4%). A Telemar PN, principal ação da Bovespa, encerrou com valorização de 0,86%.

Risco e títulos - O risco-país, termômetro da desconfiança dos investidores estrangeiros na economia brasileira, encerrou a sessão desta terça-feira com alta de 3,44%, aos 540 pontos-base. Quanto maior é o indicador, mais elevada é a perspectiva do mercado externo de que o Brasil poderá decretar o calote em seus compromissos. Já o C-Bond, principal título da dívida externa brasileira, registrou uma desvalorização de 0,12%, cotado a 97,25% de seu valor de face.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;