Turismo Titulo
Canadá exibe as múltiplas faces
Do Diário do Grande ABC
02/08/2000 | 19:56
Compartilhar notícia


Capital da província de Ontário, Toronto é moderna, agitada e multicultural. A cidade canadense - também muito organizada e segura - reúne um repertório caprichado de opçoes culturais e de entretenimento.

Com a imigraçao acentuada nos últimos 20 anos, surgiu uma cultura variada e repleta de atrativos para quem visita a cidade. A variedade é tanta que as Naçoes Unidas classificaram Toronto - que significa ponto de encontro na língua indígena huron - como a cidade mais diversificada, culturalmente, do mundo.

Os estilos diversos dao um toque especial à cidade. De arquitetura vitoriana, o velho City Hall contrasta com os enormes portoes de ferro (impediam a entrada do gado que circulava pela cidade no século passado) do novo City Hall, projetado pelo arquiteto finlandês Osgoode Hall.

O mais famoso monumento é o CN Tower, considerado uma das sete maravilhas do mundo. Do alto dos 553 m de altura da torre, é possível ver toda a cidade - cujo Centro, sempre agitado, abriga a maioria dos teatros, galerias e hotéis.

Outra peculiaridade de Toronto sao os subterrâneos. Com o frio intenso durante o inverno e outono, as galerias e praças cobertas ganham imenso valor. Dois pontos que recebem muitos canadenses e turistas sao o BCE Place e o famoso Shopping Eaton Place.

Toronto também responde pela rua mais longa do mundo: Yonge Street. Ao longo de seus quase 17 km, é possível encontrar de tudo: igrejas centenárias, como a da Divina Providência, construída em 1847; a antiga sede do Correio; duas grandes lojas de departamentos; a CN Tower; e até um grande mercado que vende peixes, verduras frescas e conservas.

Para quem gosta de badalaçao e delícias gastronômicas, a cidade é igualmente perfeita. Seus mais de 500 restaurantes e cafés agitam a vida noturna.

Vancouver - Os que tiverem um tempo de sobra nao devem deixar de conhecer Vancouver, na Costa Leste do Canadá. Considerada uma das cidades mais bonitas do mundo em beleza natural, Vancouver surpreende o turista com sua dupla personalidade: ar de metrópole e vida pacata de cidade do interior.

Tranqüila, limpa e segura, Vancouver, a exemplo da maioria das cidades canadenses, abriga uma grande quantidade de imigrantes de várias partes do mundo, especialmente do Oriente. A cidade tem parques, praias agitadas e montanhas nevadas. Assim, é possível, por exemplo, praticar esportes de inverno durante a manha e, à tarde, esqui nas águas do Pacífico. A melhor época para visitar a cidade vai de abril a outubro, quando sao realizados os principais eventos culturais e esportivos.

Um dos pontos mais procurados é o Harbor Center, prédio de 40 andares com elevador panorâmico que tem, no último andar, uma ampla área de observaçao. Lá pode-se ver toda a cidade e, nos dias mais claros, o Monte Baker, no Estado de Wa-shington, nos Estados Unidos, além das ilhas da regiao. O último andar do prédio é giratório e leva cerca de 60 minutos para dar uma volta.

Outros pontos muito procurados sao o Stanley Park, o Van Dusen Botanical Gardens, o Queen Elizabeth Garden e o espetacular Northwest Coast Indian Art.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;