Internacional Titulo
Mugabe anuncia novo governo no Zimbábue
Do Diário do Grande ABC
15/07/2000 | 16:49
Compartilhar notícia


O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, anunciou aos jornalistas na noite deste sábado que havia formado um novo governo, após as eleiçoes legislativas de junho passado.

Os 19 ministros do novo gabinete sao do partido Uniao Nacional Africana-Frente Patriótica (ZANU-PF), que venceu as eleiçoes com uma pequena vantagem.

Já os ex-combatentes zimbabuanos que ocupam fazendas pertencentes a brancos se negaram hoje a partir, apesar do chamado governamental exigindo a sua retirada, lançado por ocasiao do primeiro dia da redistribuiçao de terras entre os negros que nao têm propriedades.

Ao anunciar a redistribuiçao de 200 fazendas pertencentes a brancos a partir deste sábado, Joseph Msika, vice-presidente zimbabuano e presidente da comissao de redistribuiçao de terras, havia precisado que os ex-combatentes deveriam deixar as fazendas que nao serao expropriadas e instalar-se nas desapossadas.

As autoridades publicaram em junho passado a lista das 804 fazendas que serao expropriadas.

O chefe dos ex-combatentes da guerra de independência (da Gra-Bretanha), Chenjerai Hitler Hunzvi, considera insuficientes as 200 propriedades. ``As 804 fazendas devem ser distribuídas hoje. Nao há acordo possível', disse Hunzvi, para em seguida moderar sua postura e dar ao governo ``duas semanas' de prazo antes de ocupar outras fazendas.

O sindicato (CFU) que representa a maioria dos 4,5 mil fazendeiros brancos classificou a situaçao de ``extremamente volátil', uma vez que ``os veteranos têm seu próprio plano de reforma, que nao coincide com o do governo', segundo Tim Henwood, presidente do CFU.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;