Internacional Titulo
Presidente da Costa do Marfim pede calma à população
Da AFP
08/11/2004 | 10:58
Compartilhar notícia


O presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, pediu na noite de domingo a seus compatriotas que tenham calma, depois de dois dias de saques e atos de violência em Abidjan.

"Peço a união, a reconciliação dos corações. Exorto a população que tenha calma e peço a todos os manifestantes que voltem a suas casas", declarou Gbagbo em um discurso exibido pela televisão.

"Esta noite convoco a união de todas as filhas e filhos da Costa do Marfim. O país nos chama, o país nos observa", afirmou. "Não devemos cair na provocação."

Na semana passada, as tropas oficiais tentaram lançar uma ofensiva contra os rebeldes que controlam metade do país. Porém, a operação teve de ser interrompida após o bombardeio aéreo contra um acampamento militar francês, em Bouake (centro), no reduto rebelde, que matou nove soldados franceses.

Em represália, a França destruiu todas as aeronaves das Forças Armadas marfinenses, o que provocou violentos protestos antifranceses no sábado e domingo em Abidjan.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;