Turismo Titulo
Intercâmbios vão desde o ensino ao turismo
Da AJB
12/03/2003 | 18:47
Compartilhar notícia


Palácios renascentistas, mansões seculares, construções do período vitoriano e jardins belíssimos. Tais cenários, que parecem ter saltado dos contos de fadas, ambientam renomadas instituições de ensino no exterior, e viram um adubo a mais para os programas de intercâmbio e turismo. As universidades de Oxford, Harvard, Cambridge, Berkeley, o Concord College e a escola Eurocentres, por exemplo, vivem uma atmosfera de história, tradição e encanto.

As construções medievais e do século XVII denunciam: a universidade de Oxford, no Reino Unido, é uma das mais antigas do mundo. Não há uma data precisa para sua fundação, mas registros mostram que o ensino é lá praticado desde 1096. A faculdade de Merton, estabelecida em 1264, é uma das mais velhas da universidade, rodeada por extensos jardins e imponentes estátuas. No campus, resquícios da era pré-vitoriana observados na biblioteca fundem-se ao sombrio exagero do estilo gótico, marcante em construções como o Hall, no meio do Garden Quadrangle.

É em uma das mais belas localidades do interior da Inglaterra, Acton Burnell, que se esconde o Concord College. A escola funciona numa mansão de 1811 incrustada em imensa área verde. Lá, além de respirar história, os alunos têm opções de lazer de sobra, que vão desde golfe e equitação até dança de salão, judô e discoteca.

Ainda em terras inglesas, outra escola cercada de encantos: a LCT, especializada no ensino de inglês, que funciona em uma mansão de século XVII tombada pelo Patrimônio Histórico, em Eastbourne, na Riviera inglesa. Do antigo dono, o Duque de Devonshire, o lugar guarda lembranças. Salas espaçosas, decoradas com telas e afrescos originais, envolvem os estudantes em um clima de tradição e glamour. Raposas e coelhos, hóspedes dos jardins, fazem companhia aos alunos nos intervalos entre uma aula e outra.

Mas para quem gosta de praticar esportes de aventura, o Wellington College é o lugar ideal. Situado na cidade de Berkshire, o colégio apresenta arquitetura magnífica e oferece estúdio fotográfico e um excelente centro de artes como parte das instalações. Também serviu de palco para a carreira acadêmica do ator Christopher Lee, que teve de abandonar o colégio em 1939.

Já na universidade de Cambridge, os prédios cercados de jardins misturam estilos arquitetônicos que foram sendo acrescentados ao primeiro prédio, o Peterhouse, de 1284. A maioria das construções apresenta estilo monástico, com claustros internos ajardinados. Uma das mais belas construções da universidade é a King’s College Chapel, construída pelo rei Henrique VI. Com teto abobadado em leque e vitrais do século XVI, a capela é de encher os olhos. Não menos encantador é o Trinity College e seu pátio, com uma fonte do período elizabetano. Na capela da faculdade, estátuas de tamanho natural de ex-membros, como Isaac Newton, impõem respeito.

Da Inglaterra vitoriana à Itália renascentista: na escola Eurocentres, a mais antiga de Florença, aulas de italiano são ministradas em um palácio do século XVI, reformado em 1992. A localização não podia ser melhor para mergulhar no berço do Renascimento: a escola fica no Centro antigo da cidade, a apenas 275 m do Palazzo Pitti, 460 m da Ponte Vecchio e mais ou menos a 10 minutos a pé da Catedral. No menu de atividades, cursos de pintura, desenho e culinária. De quebra, pode-se fazer uma visita às cidades próximas, como Siena, San Gimignano, Pisa, Lucca, Roma e Veneza.

E nos Estados Unidos, a universidade de Harvard, em Massachusetts, é a mais antiga instituição de ensino superior, com 367 anos. Um de seus mais curiosos prédios é o Sever Hall, de 1880, exemplo do estilo romântico do século XIX.

Outra conceituada instituição norte-americana é a Universidade de Berkeley, na Califórnia. Sua origem remonta ao ano de 1849, quando foi moldada nos padrões de Harvard e Yale. O campus conta com museus internos e, para completar, Berkeley fica próxima ao chamado Silicon Valley, conhecido mundialmente como um dos mais importantes centros de inovação em tecnologia do mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;