Turismo Titulo
Santos realiza 1ª Festa da Banana
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
12/03/2003 | 18:46
Compartilhar notícia


Para homenagear o principal produto agrícola da Baixada Santista e comemorar a recente restauração do Mercado Municipal, a Prefeitura de Santos promoverá, entre os dias 21 e 23 deste mês, a primeira edição da Festa da Banana. Considerada a quarta cultura mais importante do mundo – perde apenas para o arroz, o trigo e o milho –, a banana promete mostrar ao visitante que possui mais atributos do que sonha a nossa gastronomia: além de servir como ingrediente para tortas, pudins, compotas, balas, bombons, sorvetes, pastéis, folhados, bolos, licores, pães e crepes, quem for ao evento e à palestra ainda poderá conferir especialidades pouco conhecidas – para não dizer inusitadas –, como salgadinhos, macarrão, pinga, cuscuz e até maionese de banana.

Entre os 33 estandes espalhados pelo Mercado Municipal, haverá um espaço destinado exclusivamente à troca de receitas. Engana-se quem pensa que as utilidades da banana se restringem à culinária. Além dos pratos, haverá estandes para exposição e venda de artesanatos confeccionados a partir da bananeira, a exemplo de bolsas, tapetes, redes, toalhas de mesa, abajures e cestos. Parte destas técnicas poderão ser aprendidas na sexta-feira (21), dia em que a programação inclui quatro oficinas gratuitas de artesanato, às 10h, 12h, 14h e 16h.

No dia seguinte, as atrações de entretenimento ficarão a cargo do Teatro de Marionetes do Guarujá e de uma roda de samba, que se apresentarão, respectivamente, às 11h e 14h. Já no domingo (23), os destaques serão o Teatro de Fantoches, às 11h, e uma roda de choro, samba e seresta, às 14h.

E para os estudiosos da banana, uma palestra sobre biomassa (polpa da banana verde cozida e processada, capaz de substituir em 50% a farinha de trigo) e sobre a desmitificação da extinção da banana no Brasil será ministrada pela professora e ex-bananicultora Heloísa de Freitas Valle, a partir das 19h30 do dia 20, no Teatro Municipal Brás Cubas (avenida Pinheiro Machado, 48).

Horários – A 1ª Festa da Banana de Santos funcionará das 9h às 18h, com entrada gratuita. O Mercado Municipal da cidade fica na Praça Iguatemi Martins, s/nº, em Paquetá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;