Nacional Titulo
Febre maculosa pode ter matado cinco pessoas em MG
Do Diário do Grande ABC
01/06/2000 | 19:14
Compartilhar notícia


A Secretaria de Saúde de Minas Gerais informou nesta quinta-feira que a morte de cinco pessoas na última semana - quatro crianças e um adulto - da perifeira de Coronel Fabriciano, a cerca de 200 quilômetros de Belo Horizonte, pode ter sido provocada pela febre maculosa. A doença é transmitida pelo carrapato "estrela" (Amblyoma cajennense). Segundo a Coordenadoria de Zoonoses da Secretaria, embora os resultados dos testes do material colhido das vítimas só devam ficar prontos na próxima semana, exames clínicos "praticamente confirmaram a doença", comum em épocas de seca, quando o carrapato mais se reproduz. Os testes estao sendo feitos no laboratório da Fundaçao Ezequiel Dias (Funed)

A febre maculosa, que no primeiro semestre do ano passado contaminou 105 pessoas e matou sete no Estado, caracteriza-se por fortes dores pelo corpo, principalmente na cabeça, e sintomas de uma gripe forte. Ela é adquirida por pessoas que costumam caminhar ou trabalhar em matagais e locais onde há grande quantidade de esterco.

Todas as vítimas moravam na zona rural, onde foi constatada grande presença do carrapato "estrela". Esta semana, a Prefeitura da cidade iniciou a descarrapatizaçao do local e uma campanha para que os moradores tomem banho sempre que retornarem de locais de risco. O carrapato só libera a bactéria causadora da doença (Ricketsia rickettsii) 48 horas após grudar no corpo de alguém.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;