Política Titulo
Auricchio reúne PTB para
evitar racha e projeta futuro
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
08/04/2011 | 07:48
Compartilhar notícia


Em reunião ontem com a bancada de vereadores do PTB e pré-candidatos do partido para o pleito de 2012, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), usou discurso de conciliação para consolidar unidade do grupo. De quebra, ao comentar sobre seu futuro político, o chefe do Executivo fez projeção revelando o desejo de entrar na disputa de 2014 para ser parlamentar.

"A tendência que vejo é de disputar cargo de deputado, mas preciso ver cenário da época. Gostaria de ter experiência parlamentar que nunca tive. Isso pode acrescer muito na meu aprendizado político", enfatizou Auricchio, acrescentando que após "oito anos como prefeito e militância política intensa" possui condições de oferecer algo ao Parlamento, seja ao estadual ou à Câmara Federal.

Colocando fim às especulações de que poderia lançar pleiteante ao Executivo do PSDB, o mandatário do Paço sustentou que "indiscutivelmente o candidato sai do PTB". "Nem se for para eu ficar sozinho com o candidato, que vai se eleger em grande nível." Com relação ao posto de vice, Auricchio deixou em aberto à chapa governista. "É natural que outras legendas pleiteiem. Ao posto, o PTB se coloca nas mesmas condições dos demais. Vamos administrar isso com pesquisa."

Segundo o vereador Paulo Bottura (PTB), o encontro serviu de fato para garantir a manutenção do grupo. "Sem dúvida para concretizar o fortalecimento da sigla e alinhar as ideias. Tanto é que o prefeito ratificou que desses nomes que estavam na sala vai sair o candidato do PTB." Na reunião, compareceram 34 pessoas, entre elas, a assessora especial de Ação Social, Regina Maura Zetone, que está entre as principais cotadas ao Paço.

O colega de Câmara Flávio Rstom (PTB) confirmou que a intenção é, no mínimo, manter a proporção de parlamentares na Casa. "Temos 40% das cadeiras (cinco) e queremos manter o nível. Vamos conseguir aumentar com o consenso demonstrado hoje (ontem), pois o prefeito garantiu que o indicado dele estava nesse encontro."

Auricchio salientou que vai usar de seu prestígio político e da administração, medido em pesquisa, que, segundo ele, vem em patamar significativo, para fazer a eleição em 2012. "Em 2000 fizemos 20 mil votos (na chapa de vereadores), em 2004 conseguimos 27 mil e agora, na última eleição (2008), tivemos 29 mil votos. Com esta curva de crescimento a tendência é subir."

Questionado sobre a possibilidade de assumir a presidência do partido depois de maio, Auricchio se mostrou favorável à solicitação dos parlamentares, no intuito de evitar ciumeira. "Se for consensual e para colaborar, não vejo o porquê não aceitar a sugestão. Não há dificuldade nisso. Vai depender apenas de compartilhar a agenda, pois sei temos time bom para nos ajudar."

Para o vice-prefeito, Walter Figueira Júnior (PTB), o primeiro passo foi dado ontem para início das ações preparatórias para a eleição de 2012. "Considerando a característica histórica, teve avanço. Em maio vai haver reunião da estadual e, a partir disso, definiremos normas para montar o quadro."

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;